22.5 C
Aratiba
sexta-feira, 29/março
Player de Áudio Responsivo
InícioDicas de SaúdeInfância e adolescência: estudo revela horas de sono necessárias para cada idade

Infância e adolescência: estudo revela horas de sono necessárias para cada idade

Uma pesquisa publicada na revista científica Journal of Clinical Medicine divulgou quanto tempo de sono é necessário para cada fase do desenvolvimento de crianças e adolescentes. As diretrizes da Academia Americana de Medicina do Sono variam entre 16 horas para bebês e 8 horas para adolescentes.

Segundo a academia, menores de idade se beneficiam física, mental e emocionalmente de quantidades adequadas de horas de sono. Dormir o suficiente resulta em melhor atenção, comportamento, aprendizagem e memória, dizem os especialistas.

Em contraste, o déficit de sono pode levar a problemas que incluem depressão e até pensamentos suicidas. A Academia Americana de Pediatria faz recomendações que acredita serem benéficas para o bom sono de crianças e adolescentes – entre elas, a de que todas as telas – como televisores e computadores – sejam desligadas meia hora antes de ir para a cama. E que os pais não permitam que seus filhos mantenham esse tipo de aparelho em seus quartos.

As novas diretrizes foram feitas com base em estudos anteriores que analisaram a relação entre a duração do sono e a saúde infantil.

Déficit de sono
Crianças que não dormem o suficiente estão expostas a maiores riscos de lesões, hipertensão, obesidade e depressão. Entre adolescentes, o déficit de sono foi associado a maiores riscos de automutilação e até suicídio – disseram os pesquisadores.

A equipe por trás das novas diretrizes ressaltou, no entanto, que crianças e adolescentes que dormem mais do que o recomendado também estão sujeitas a efeitos adversos, entre eles, pressão alta, diabetes, obesidade e problemas de saúde mental.

Para aqueles dormem muito pouco ou demasiadamente, a orientação é que os pais consultem o médico para determinar se é constatado um transtorno de sono que possa ser tratado.

As diretrizes não incluem recomendações para bebês menores de 4 meses porque os padrões e a duração do sono de crianças tão pequenas variam muito e não há evidências científicas suficientes para estabelecer vínculos entre sono e saúde.

Horas de sono recomendadas segundo a idade
4 a 12 meses: 12 a 16 horas diárias
1 a 2 anos: 11 a 14 horas diárias
3 a 5 anos: 10 a 13 horas diárias
6 a 12 anos: 9 a 12 horas diárias
13 a 18 anos: 8 a 10 horas diária

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments