Um grupo de jovens de sete municípios da região do Alto Uruguai está participando do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar, em Erechim, com apoio do Sicredi e da Cresol. O terceiro módulo do curso iniciou nesta segunda-feira (17) e prossegue até quarta-feira (19), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). Nesta etapa, serão tratados temas como empreendedorismo, solos e água, meio ambiente, olericultura, agrobiodiversidade, plantas medicinais, culturas anuais, mecanização, regulagem de máquinas, secagem e armazenagem de grãos, entre outros. A programação inclui visitas técnicas em propriedades rurais e outros locais.
O curso iniciou em abril com o primeiro módulo, quando os alunos estiveram acompanhados de seus pais, e será realizado em cinco módulos que seguem até dezembro deste ano. Cada modulo tem duração de três dias. O conteúdo teórico e prático, com visitas e excursão, está sendo repassado por extensionistas de diversas áreas da Instituição.
Durante o segundo módulo, realizado de 28 a 30 de maio, as jornalistas Terezinha Vilk (Erechim) e Deise Froelich (Santa Rosa) e o cinegrafista José Shafer ministram a capacitação envolvendo o tema Uso de Multimídias da Emater/RS-Ascar com oficinas de Rádio e TV. Nos outros dois dias foram tratados temas voltados à atividade leiteira, energias alternativas (biodigestor e fotovoltaica), digital para o rural, relato de experiências com inclusão digital, cooperativas de crédito e gestão da propriedade, entre outros.
Acompanharam o curso a assistente técnica estadual de Juventude Rural, Clarice Böck, e o coordenador estadual dos Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel.