Inmet alerta para risco de tempestade nesta quinta-feira no RS

290
Rain and roof

Nesta quinta-feira (25), a chuva atonge todo o Estado do Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para toda a região sul do Brasil, chamando atenção para a possibilidade de pancadas intensas, descargas elétricas e vento que pode atingir entre 60 km/h e 100 km/h, além de eventual queda de granizo.

Segundo a Somar, os maiores acumulados devem ser registrados na metade sul gaúcha, podendo chegar a 49 mm.

Na região norte do Estado a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo.

Na sexta-feira (26), a instabilidade se afasta e o tempo volta a ficar firme em todo o Rio Grande do Sul. Entretanto, o céu deve ficar nublado na maioria das regiões, com poucos períodos de sol. Apenas a região sul do RS deve ter um dia ensolarado.

O vento, que vinha trazendo o ar quente e úmido do norte, muda de direção e começa a trazer o ar frio das áreas polares. Com isso, as temperaturas caem bruscamente. A mínima do Estado nesta sexta (26), 3°C, está prevista para Cambará do Sul, na Serra. A máxima,  18°C, deve ser apontada em Frederico Westphalen, no norte gaúcho.