Jantar mantém a cultura italiana acesa em Severiano de Almeida

97

Gastronomia e atrações marcaram noite cultural no município

Lá se vão mais de 140 anos em que os primeiros italianos chegaram ao Rio Grande do Sul. Parte desta história foi escrita na cidade de Severiano de Almeida, que hoje tem mais de 50 anos de fundação e ficou conhecida ainda no século passado como a “Nova Itália do Alto Uruguai”.

E para manter viva a história dos antepassados, seus costumes, a gastronomia, a música, é que ano após ano, Severiano de Almeida realiza um grande evento de resgate e manutenção da cultura italiana no município.

Por isso, no último sábado, 7, centenas de pessoas participaram do Jantar Italiano, realizado no Salão Paroquial. Uma noite de festa e cultura. O Coral Italiano Vêneto e o Grupo de Danças Italianas Nova Itália fizeram belas apresentações aos presentes.

O resgate cultura também veio através de um espaço dedicado a mostrar ao público presentes, móveis, utensílios, ornamentos e ferramentas utilizadas pelos imigrantes na chegada à região.

A Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo do município, Nadia Daga Miotto, salienta que foi uma noite inesquecível. “Temos que agradecer o carinho e empenho de todos que ajudaram a realizar mais este grande evento em nosso município. O Coral, o Grupo de Danças, os pais dos integrantes do grupo, enfim, cada pessoa que se dedicou a manter viva nossa cultura italiana”, manifestou ela.