A gente sempre acha que o cabelo está maltratado, ressecado… Mas você sabe quando deve usar máscara de tratamento e quando vale mais ficar no condicionador?
Se tem pressa, vá de condicionador
Mais leve e de uso diário, serve para desfazer nós e fechar as cutículas do fio, abertas pelo xampu. E é de rápida aplicação: basta passar do comprimento às pontas (evite a raiz). É enxaguar para os fios ficarem soltinhos e prontos para estilizar. Depois do xampu, nosso cabelo ganha cargas negativas. O condicionador neutraliza essa situação, evitando o frizz.
Se tem problemas, vá de máscara
Por ser mais concentrada, deve ser aplicada uma vez por semana. Ajuda na hidratação, na duração da cor e na reconstrução da fibra maltratada pela química. Turbina a retenção e reposição das proteínas e vitaminas. São fórmulas mais concentradas em ativos. Vale usar se o cabelo está muito ressecado e desestruturado, depois de descoloração, tintura ou alisamento.
Mas, quando a condição do fio se normaliza, é importante voltar a usar condicionador, caso contrário as substâncias emolientes presentes nas máscaras podem deixá-lo pesado e sem vida. O resultado depende da aplicação. É necessário tirar um pouco da umidade dos fios (água demais dilui os princípios ativos. Água de menos não permite que eles entrem profundamente no cabelo. A medida certa: torça o cabelo com as mãos), massagear mecha a mecha e esperar o tempo de pausa indicado na embalagem.
Fonte: Beleza na Web