Menos chuvoso, inverno começa com muito frio

597

No dia em que o outono dá espaço à entrada do inverno – o que ocorre às 19h34min desta segunda-feira – o Estado amanheceu registrando as temperaturas baixas. Isso porque a massa de ar polar que chegou ao Rio Grande do Sul durante o final de semana segue atuando com força em todas as regiões, deixando o tempo predominantemente seco e frio.

Vacaria registrou a menor temperatura nesta segunda-feira, com termômetros que alcançaram -0,5ºC, mas a sensação térmica chegou a -5ºC. Em Caxias do Sul, a mínima foi de 3ºC e a máxima não deve ultrapassar os 17ºC durante a tarde. Em Aratiba a mínima nesta manhã de segunda-feira(20) foi de 4ºC, Erechim teve 1ºC de mínima.

O frio deve continuar intenso pelo menos durante a terça-feira, quando temperaturas próximas aos 0ºC devem ser registradas em áreas mais altas, como nos Campos de Cima da Serra. A tendência é que na quarta e quinta-feira todas regiões registrem pancadas de chuva e temperatura mínima um pouco mais elevada.

De acordo com a Somar, o inverno começa durante uma transição para um episódio de La Niña no Oceano Pacífico. Por isso, a estação pode ter mais chuva do que foi registrado no outono. Além disso, a temperatura continuará mais baixa que o normal no Rio Grande do Sul.

A previsão daMetSul Meteorologia é que o restante deste inverno climático que seguirá frio, a tendência é de uma estação bem menos chuvosa que 2015 e de padrão mais tradicional na temperatura em que há dias e períodos amenos e alguns até quentes se intercalando entre as ondas de frio.

Em 2016, na prática, não houve meia-estação. Nas três primeiras semanas de abril tivemos calor como janeiro e fevereiro, e a desde a última semana de abril temos frio quase incessante. Assim enfrentamos o maio mais frio desde 1988 e agora experimentamos um junho que estará entre os mais frios já vistos até hoje no Estado.