Trânsito bloqueado na BR 153 na divisa com Santa Catarina

185

Protestos na manhã desta quarta-feira estão bloqueando rodovias na região. Em três pontos na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina o trânsito está bloqueado pelos manifestantes.

Por volta das 8h30min agricultores familiares do Sindicato Unificados dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sutraf-AU), ligado a Fetraf-RS, se reuniram no km 1 da BR 153, bloqueando a rodovia que liga o RS a Santa Catarina. De acordo com coordenador geral da Fetraf-RS, Rui Alberto Valença, aproximadamente 300 pessoas participam do ato que reúne também trabalhadores ligados a sindicatos urbanos e estudantes. “Nosso objetivo é fazer a denúncia da ameaça que a democracia está sofrendo com vários ataques a partir do golpe de 2016 que culminou com o impeachment de Dilma, aonde rompeu-se um estado democrático no país. O último acontecimento foi a prisão do ex-presidente Lula, que é ilegal, pois o Lula ainda tem várias possibilidades de recursos, e a nossa Constituição prevê que a execução da pena deve ser somente de transitado e julgado até a última instância, direito que não está sendo respeitado”, disse.

A Fetraf-RS está participando de três atos em todo o Rio Grande do Sul, além da mobilização no Alto Uruguai, agricultores familiares participam de mobilização em Barracão e Planalto.

Ainda conforme Valença, a mobilização é pacífica, “assim como sempre foram os atos dos agricultores familiares”, frisa.