22.4 C
Aratiba
quarta-feira, 27/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralMulheres do Nosso Bairro: última semana para fazer inscrição no edital

Mulheres do Nosso Bairro: última semana para fazer inscrição no edital

As inscrições para o edital de projetos lançado pelo projeto Mulheres do Nosso Bairro vão até o dia 3 de novembro. Até o momento, mais de 300 mulheres de todo o Brasil já se inscreveram no edital criado para selecionar e apoiar com recursos financeiros, empreendimentos e iniciativas de lideranças femininas que gerem renda em municípios de atuação direta da ENGIE Brasil Energia.

Relatório divulgado pela ONU Mulheres aponta que elas são as mais impactadas pela Covid-19. As mulheres representam 70% da frente de combate à pandemia (empregos na área social e de saúde) e ocupam a maior parcela dos trabalhos informais, prejudicados neste momento e com poucas garantias sociais. O novo coronavírus também resultou no aumento na violência doméstica e sexual, devido a maiores níveis de tensão (emocional e financeira) dos lares, e na diminuição de acompanhamento gestacional e ginecológico, devido ao estrangulamento na oferta deste tipo de atendimento.

Para dar suporte às mulheres e promover a igualdade em tempos de pandemia, a ENGIE Brasil Energia anuncia o lançamento do projeto Mulheres do Nosso Bairro, que consiste em uma rede de iniciativas para impulsionar ações de geração de renda nos municípios de atuação direta da Companhia. São iniciativas para fomentar o empreendedorismo, cursos on-line gratuitos de capacitação, informações sobre redes de apoio, ações de sensibilização e conscientização para combater a violência doméstica e suporte à saúde gestacional.

“Além das doações emergenciais que a ENGIE vem promovendo desde o início da pandemia, a Companhia entende que é preciso dar suporte às mulheres com projetos de médio e longo prazo. Tanto é que as iniciativas do projeto estão previstas para prosseguir após o término da pandemia, que infelizmente deixará graves reflexos em comunidades carentes onde atuamos atualmente”, explica a coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da ENGIE Brasil Energia, Luciane Pedro.

A iniciativa foi lançada em mais de 100 municípios de 13 estados do Brasil, incluindo Florianópolis (sede da empresa) e região metropolitana. São cidades nas quais a Companhia atua ou que ficam no entorno de uma de suas 60 usinas. Além de municípios que fazem parte de projetos em fase de implantação. “É mais uma iniciativa que reforça o engajamento social da ENGIE e demostra que estamos unidos com nossos colaboradores, as comunidades vizinhas e toda a sociedade para enfrentar esse momento difícil que o país está vivendo”, comenta Luciane.

O Mulheres do Nosso Bairro representa um reforço à adesão da ENGIE aos Princípios de Empoderamento das Mulheres” (WEPs, sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles), uma iniciativa da ONU Mulheres, ocorrida em setembro de 2019. Com investimento em torno de R$ 1,5 milhão entre 2020 e 2021, prevê impactar 20 mil mulheres de forma direta e 60 mil pessoas indiretamente, contribuindo para o Objetivo 5 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da ONU, que consiste em alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. “A ENGIE assumiu o compromisso de incentivar a promoção da igualdade de gênero, a começar pelo aumento do número de mulheres em cargos de liderança. A meta do grupo em todo o mundo é ter, até 2030, 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres”, destaca Eduardo Sattamini, Diretor-presidente e de Relacionamento com Investidores da ENGIE Brasil Energia.

Edital para selecionar projetos
O início do Mulheres do Nosso Bairro é marcado pelo lançamento do edital de projetos, que começou a valer a partir do dia 16 de outubro. O foco é ajudar empreendimentos liderados por mulheres/gênero feminino em projetos que gerem ou pretendam gerar renda para as comunidades. O edital tem por objetivo selecionar e apoiar com recursos financeiros, empreendimentos e iniciativas de lideranças femininas que gerem renda em municípios de atuação direta da ENGIE. Ao todo, serão financiados até 25 projetos de empreendimentos já existentes ou ideias de novas iniciativas ou novos empreendimentos, com valores de R$ 5 mil, R$ 10 mil e R$ 20 mil reais.

Para cadastrar um produto ou serviço na plataforma online, bem como participar das outras ações do projeto, basta acessar o site www.mulheresdonossobairro.com.br

Cinco ações práticas
Com o objetivo de promover a diversidade de gênero em diversos aspectos, o Mulheres do Nosso Bairro consiste na realização de cinco ações práticas, batizadas com nomes que trazem o seu propósito junto às mulheres : Nossos negócios, Nosso aprendizado, Nossos recursos, Nossa integridade e Nossa Saúde, A iniciativa dos Nossos Negócios prevê a criação de uma rede de apoio para micro e pequenas empreendedoras para venda de produtos e serviços, por meio de uma plataforma que divulgue os negócios locais oferecidos pelas mulheres.

O Nosso Aprendizado vai oferecer cursos presenciais ou online gratuitos para desenvolver novas habilidades e comportamentos que permitam às mulheres empreendedoras suportarem a crise e desenvolver suas habilidades de gestão e geração de renda. No Nossos Recursos será solicitado à sociedade civil, por meio de um edital, que apresente ideias/propostas de negócios locais que gerem renda para as comunidades, e propulsionem o empreendedorismo local. O intuito é selecionar até 25 projetos de R$ 5mil, R$ 10 mil ou R$ 20 mil reais com impacto direto.

O Nossa Integridade consiste em ações como webinars online e exibidas nos Centros de Cultura ou em outras localidades com acesso à computadores e internet, com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e informar sobre a violência contra a mulher, orientando e apresentando todas as possibilidades e estratégias de apoio. Já o Nossa Saúde vai propiciar apoio para a retomada dos exames pré-natal, entre outras redes de apoio já existentes, cuja oferta e procura foram reduzidas por conta da pandemia da Covid-19. “A ideia é que as iniciativas sejam duradouras e prossigam mesmo ao término da pandemia”, ressalta Luciane.

Para operacionalizar as atividades, o projeto conta, entre outras, com parcerias de entidades como o Instituto Maria da Penha, Epagri, Emater, associações regionais e locais ligadas ao empreendedorismo feminino, além de Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, Centros de Cultura e do Consórcio CESTE, Consórcio Itá e Consórcio Machadinho, dos quais a ENGIE faz parte.

Sobre a ENGIE
A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios.

Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.750 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2019 um faturamento de R$ 10,5 bilhões.

O Grupo é uma referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Para fazer frente às mudanças climáticas, para fazer frente às mudanças climáticas, a ambição da ENGIE é se tornar líder global da transição para uma economia de carbono zero para os clientes, em particular empresas e autoridades locais. A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (energia renovável, gás, serviços) para oferecer soluções competitivas turnkey “as a service”. Com seus 160.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo é uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso harmonioso.

Receita em 2019: 64,1 bilhões de euros. O Grupo está cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e é representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments