Teve início, na última segunda-feira (11), junto ao Auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba, curso de formação sobre inclusão para professores. No decorrer do curso, serão trabalhados cinco grandes temas: Autismo, Deficiência Visual, Deficiência Física, Deficiência Intelectual e Altas Habilidades.
Esta ação contempla o que prevê a Legislação Nacional, LDB Lei 9394/96, Artigo 62, bem como o Plano Nacional, Plano Estadual e Plano Municipal de Educação – Meta 04, a qual considera a universalização, em regime de colaboração, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolares ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Nesse sentido, a formação dos profissionais contempla as estratégias 4.6, 4.9, 4.10 e 4.12 do Plano Municipal de Educação, ao defender a necessidade de um olhar voltado a formação dos profissionais, tendo em vista contemplar os objetivos propostos nos documentos que norteiam a educação, e, principalmente, qualificar a equipe de profissionais para incluir alunos na rede regular de ensino com dignidade e competência.