Município de Mariano Moro pode ter reativação da balsa no Porto Brum

2605

O prefeito de Concórdia, João Girardi, recebeu na manhã desta terça-feira (18) empresários, o prefeito de Mariano Moro/RS, Adelar Battisti, e vereadores para tratar da reativação da Balsa de Porto Brum, que fica na divisa dos municípios de Concórdia e de Mariano Moro. João Girardi se comprometeu em agendar uma reunião com a equipe da Tractebel Energia, para discutir a viabilidade de um espaço para a construção de um escritório.

A balsa está interditada desde outubro do ano passado. O sócio da S&O Transportes Fluviais Eireli, Walter Osowski, comenta que atualmente para se deslocar a Mariano Moro é necessário percorrer 66 quilômetros e com a balsa seriam 22 quilômetros. A empresa para operar o serviço de transporte pelo lago já está constituída e legalizada, o que resta agora é definir um terreno para a construção do escritório e regularizar e capacitar as pessoas que vão operar a balsa.

Os prefeitos João Girardi e Adelar Battisti são favoráveis à reativação da balsa. Além de ser uma atividade econômica e facilitar o acesso das pessoas, também representa um costume da cultura local. A travessia do lago é de 1,2 quilômetro e a balsa pode carregar até 20 toneladas.