Nesse verão, aproveite para comer melancia!

68

Um resumo dos principais benefícios da melancia:

Previne o aparecimento do câncer de próstata: O câncer é muitas vezes causado por processos oxidativos recorrentes, que lesam o DNA e provocam alterações celulares. A melancia possui uma substância chamada licopeno, cuja pigmentação atribui a ela sua coloração avermelhada. O licopeno tem comprovada ação antioxidante, que impede que os radicais livres ataquem as células do corpo e provoquem lesões.

Fortalece o pulmão: A fruta fornece boas doses de vitamina A. Segundo a Sociedade Americana Torácica, o nutriente participa dos processos regenerativos dos alvéolos, pequenas estruturas do pulmão que atuam no intercâmbio de gases. A vitamina ainda ajuda a combater processos inflamatórios. Consuma uma fatia média da fruta para a suprir a quantidade diária de vitamina A recomendada.

Combate a anemia: A melancia é fonte de ferro - mineral que ajuda os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio para todas as células do corpo. A anemia ocorre quando a falta de ferro prejudica a concentração de glóbulos vermelhos. A fruta é uma boa opção de fornecimento do mineral para vegetarianos e para atletas, que tendem a perder glóbulos vermelhos com mais rapidez.

Não provoca inchaço: A melancia é rica em potássio, mineral que participa juntamente com o sódio e o cloro do equilíbrio hídrico do corpo. Por esse motivo, ela ajuda a eliminar água em excesso e ainda, por consequência, regula o pH do sangue. Outro benefício é que 90% da composição da melancia é água, que estimula os rins a trabalharem melhor, driblando a retenção de líquidos.

Fornece energia: Isso porque a melancia é rica em vitamina do complexo B ( principalmente B5). Também conhecida como ácido pantotênico, ela ajuda o corpo a extrair energia dos carboidratos, das gorduras e das proteínas. Em outras palavras, ela atua na conversão desses nutrientes em combustível para que as atividades do nosso organismo sejam realizadas com perfeição.