Neve tímida se mistura à chuva congelada em São José dos Ausentes

176

Durou cerca de dois minutos e quase ninguém viu a neve cair misturada à chuva congelada em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, por volta das 14h desta sexta-feira (2). A tímida precipitação não chegou a acumular ao ponto de ser percebida em fotografias, mas os pequenos flocos foram confirmados pela Somar Meteorologia.

Entre 10h e 14h, Ausentes teve registro de chuva congelada três vezes depois das temperaturas alcançarem 20ºC na quinta-feira. Com a chegada da chuva na madrugada de sexta-feira, porém, o clima virou bruscamente. Em 12h, os termômetros despencaram quase os mesmos 20ºC.

Na manhã de sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chance de neve na serra gaúcha até o início da noite de sábado, com risco de pequenos acidentes e acúmulos de até 5cm de espessura de neve.
As condições para o fenômeno, que incluem umidade alta, muito frio e chuva fraca, estavam propícias. De acordo com o instituto, a neve poderia atingir 13 municípios do Rio Grande do Sul: Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, São Marcos e Vacaria.

O anúncio foi suficiente para os turistas lotarem os cerca de 40 quartos dos dois hotéis de Ausentes e das pousadas no interior da cidade com população estimada em 3,5 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).