Nutrição e práticas esportivas

0
79

Você sabia que uma nutrição adequada pode melhorar muito seu desempenho na prática esportiva? Se não acredita, a nutricionista esportiva Simone Maia, da academia Cia. Athletica, no Rio de Janeiro, recomenda fazer o teste. “Uma dieta equilibrada fornece não só energia para você executar os exercícios como também os nutrientes necessários para acelerar a recuperação entre um treino e outro, além de favorecer o ganho muscular”, afirma a especialista.

Segundo Simone Maia, as regras da boa alimentação são as mesmas para qualquer pessoa que busca uma vida saudável: observar a qualidade, a variedade e a quantidade dos alimentos, consumi-los em intervalos adequados e verificar a distribuição dos nutrientes (proteína, carboidrato e gordura). “Para quem pratica esporte, acrescentaria apenas saber o que comer antes e depois das provas e dos treinos. Quanto ao aumento calórico, nem sempre é justificável. Vai depender da idade, da quantidade de gordura e músculo e do objetivo de cada pessoa”, esclarece a nutricionista, que dá um exemplo: “Uma mulher que tem a intenção de emagrecer e faz uma caminhada leve de 30 minutos diários precisa comer bem menos do que outra da mesma idade e altura que pratica musculação, spinning e corrida”.

De olho na meta!
A especialista lembra que, dependendo da intensidade e da frequência de treinamento, bem como dos objetivos em relação à prática do exercício, como desempenho, aumento de massa magra, perda de peso, manutenção da saúde, controle da pressão arterial etc., pode ser necessário suplementar alguns nutrientes. “Mas isso não deve ser feito sem a orientação de um nutricionista que avalie e prescreva sua dieta, por causa do risco de efeitos indesejáveis, como hipervitaminose, problemas renais e aumento de gordura corporal”, afirma Simone Maia.