30.4 C
Aratiba
quarta-feira, 26/março
Player de Áudio Responsivo
InícioClimaOnda de calor de até 40 ºC deve atingir o Sul do...

Onda de calor de até 40 ºC deve atingir o Sul do Brasil no início de fevereiro

Rio Grande do Sul será o estado mais impactado pelas altas temperaturas.

O mês de fevereiro começará com uma intensa onda de calor no Sul do Brasil, com temperaturas podendo ultrapassar os 40 ºC em algumas regiões. A previsão é da MetSul Meteorologia.

O Rio Grande do Sul será o estado mais atingido por essa forte elevação térmica, que pode chegar a níveis extremos. O aumento das temperaturas se tornará mais perceptível a partir de segunda-feira (03), embora diversas cidades já enfrentem calor intenso durante o fim de semana.

De acordo com os modelos meteorológicos, a Metade Oeste do estado será a área mais impactada, registrando sucessivos dias de calor extremo, com máximas próximas ou superiores a 40 ºC. A região dos vales também deverá enfrentar tardes escaldantes ao longo da próxima semana.

O mesmo cenário se aplica à Grande Porto Alegre, onde os termômetros devem marcar temperaturas elevadas ao longo da semana. As projeções mais recentes, divulgadas nesta terça-feira (30), indicam que as tardes de terça e quarta-feira poderão registrar calor excessivo, com marcas entre 36 ºC e 38 ºC na região metropolitana e entre 38 ºC e 39 ºC no Vale do Sinos.

Riscos e impactos

Além das temperaturas extremas, o fenômeno pode aumentar o risco de temporais severos. O calor intenso favorece a formação de fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo, exigindo atenção especial ao longo da semana.

A onda de calor ocorre em um momento crítico para o estado, que já enfrenta estiagem em algumas regiões. A perda acelerada de umidade no solo pode intensificar os focos de incêndio na vegetação, além de agravar a escassez de água em municípios que já sofrem com dificuldades na captação, devido ao baixo nível de rios e reservatórios. O calor excessivo também pode gerar sobrecarga na rede elétrica, resultando em falhas pontuais no abastecimento de energia.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments