Outono será com temperaturas amenas

1668

O outono começou oficialmente na madrugada deste domingo (20). Durante a estação, com o afastamento do El Niño, a previsão é de menos chuva e temperaturas mais amenas. O período deve ser mais gelado que o ano passado no Rio Grande do Sul.

O verão teve dias de muita chuva, em dezembro e janeiro. Recentemente, o sol apareceu na maior parte dos dias, elevando as temperaturas.

O El Niño que começou no inverno do ano passado castigou o estado com temporais e chuva forte. Mas o fenômeno vai embora. Segundo os meteorologistas, o outono deve ser um período de transição para uma fase de neutralidade.

Sem a influência do El Niño, o outono vai ter cara de outono: a chuva deve diminuir, e as temperaturas também.

“O El Niño está na sua fase final, as temperaturas do Pacífico estão diminuindo gradativamente. No início do outono ainda teremos uma pequena influência do El Niño, então a gente ainda vai ter, nos meses de abril e maio, chuvas um pouco acima da média. Mas nada muito expressivo, em torno de 50 milímetros acima da média”, analisa o meteorologista Solismar Damé Prestes do do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O outono tem duas fases: no início, com mais cara de verão, seguidamente tem dias de “veranico”. Mas o frio deve chegar em breve. A partir de maio, a sensação aumenta. E em junho, as geadas serão mais fortes.

“A partir de maio cai um pouco mais as temperaturas, principalmente as máximas, mas nada muito expressivo”, pondera o meteorologista.

Os nevoeiros também são comuns nessa época. E nos dias mais frios, não se afasta a chance de neve.

“A neve é um sistema muito isolado. Mas não dá pra descartar. Tem amplitudes térmicas muito grandes, às vezes a gente tem madrugadas mais frias em função dessa mudança de entrada de sistema, e às vezes as  tardes com temperaturas mais elevadas”, explica.O outono vai

O outono vai até o dia 21 de junho, quando começa o inverno.