Padres estudam pastoral vocacional e projetos para o centenário das aparições de Fátima

1097

Sob a presidência de Dom José, os padres da Diocese de Erexim, com a participação de Dom Girônimo, realizaram sua terceira reunião anual nesta terça-feira, na semana dedicada à vocação à vida religiosa dentro do mês vocacional. Refletiram sobre a pessoa do padre na pastoral vocacional, dois projetos em vista do centenário das aparições de N. Sra. em Fátima em 2017, as próximas romarias na Diocese e projeto de escola de formação para diáconos. Tiveram também algumas orientações de Dom José e o relato de sua visita a Roraima, prestação de contas pelo setor administrativo e diversas comunicações. Enviaram mensagem de congratulações ao Pe. Elli Benincá, natural de Severiano de Almeida, que sempre atuou em Passo Fundo por seu jubileu de ouro presbiteral.

O padre e a pastoral vocacional: O momento de reflexão na reunião dos padres, nesta terça-feira, foi conduzido pelo Pe. Anderson Faenello, coordenador diocesano do serviço de animação vocacional. Iniciou apresentando a carta do 12º Curso da Escola Vocacional Regional que aponta alguns indicativos de trabalho: rezar pelas vocações, cultivar íntima relação com a Palavra de Deus, formar uma cultura vocacional, criar equipes paroquiais e investir recursos na formação vocacional. Apresentou também três pequenos tópicos sobre a Pastoral Vocacional tirados das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, do documento sobre renovação paroquial da CNBB e da exortação apostólica do Papa Francisco A Alegria do Evangelho. Depois, propôs trabalho de grupo e plenário com as seguintes questões: Em que nossa vida presbiteral favorece ou prejudica a motivação vocacional para jovens serem padres? O que prejudica um testemunho empolgante para a motivação vocacional? O que deveríamos fazer para realmente promover esta motivação vocacional?

Projetos para o Centenário das aparições de N. Sra. em Fátima: Os padres analisaram dois projetos especiais em vista da celebração dos cem anos das aparições de N. Sra. em Fátima. Um é “peregrinação de fé” e outro é a reforma do Santuário e a revitalização da sua esplanada. Pe. Maicon falou da peregrinação de fé, que consiste na passagem de uma imagem, trazida e de Portugal e doada por uma pessoa, nas casas religiosas, seminários, casas de formação, escolas católicas e outros estabelecimentos a partir de março de 2016 e nas paróquias a partir de março de 2017 até a Romaria do centenário. O lançamento do projeto será na romaria deste ano, com a bênção da imagem peregrina.

Dom José apresentou o projeto de reforma do Santuário e revitalização de sua esplanada. O espaço sagrado terá um novo altar, uma capelinha de N. Sra e a do Santíssimo Sacramento. A remodelação inclui os painéis da via-sacra e a construção de um espaço exclusivo para confessionários. Na parte externa, as melhorias incluem: rebaixamento do monumento, com ampliação do velário e do lugar de oração dos fiéis; construção de um altar campal permanente; calçada exclusiva para pedestres desde o pórtico até o Santuário; local de estacionamento, com o plantio de árvores de sombra e de flores; dispositivos de segurança e, com a abertura da rua Carlos Miorando entre o terreno do Seminário e o antigo DAER, interrupção da atual passagem para ela.

Próximas romarias na Diocese de Erexim: Pe. Alvise Follador passou lista de inscrição de padres para o atendimento de confissões no dia 14 de setembro, festa da Santa Cruz, na 28ª Romaria de N. Sra. da Santa Cruz, no Santuário junto à rodovia de Erechim a Aratiba. Pe. Arlindo Fávero e Pe. Presentino Rovani deram informações sobre a 80ª Romaria da Salette, em Marcelino Ramos, no dia 27 de setembro. Pe. Valter e Pe. Antoninho falaram do tema da 64ª Romaria de Fátima, com os enfoques de cada dia. Passaram folha para a inscrição de padres para presidirem as missas das tardes e noites da novena e do dia da Romaria. Entregaram os cartazes e folhetos da Romaria.

Escola de formação de diáconos: Pe. Jair Carlesso expôs o projeto do ITEPA para um curso de formação para candidatos ao diaconato das Dioceses de Erexim e Passo Fundo. Terá 912 horas-aula, em sextas-feiras à noite e sábado de manhã e tarde, em Passo Fundo, a partir de 2016 até 2018. Apresentou critérios para escolha dos candidatos e a relação das aulas em torno de três núcleos fundamentais, Sagrada Escritura (fundamentação bíblica), Igreja, fundamentação histórico-teológica e missão (fundamentação pastoral).

Visita de Dom José ao Pe. Marcos em Roraima: O bispo diocesano relatou sua ida a Roraima de 22 a 28 de julho para visitar o Pe. Marcos Oliveira Pereira que está lá como missionário da Diocese de Erexim. Ele agora está na paróquia de Normandia, a 180 Km de Boa Vista, na divisa com a Guiana Inglesa. A paróquia fica dentro da reserva indígena Raposo da Serra do Sol, com 85 malocas indígenas. Forneceu alguns dados da região, como a extensão da Diocese, 225 mil quilômetros quadrados, com a presença de missionários de 19 países. Dom José celebrou missa em diversas comunidades. O bispo de lá, Dom Roque Palocchi, gaúcho de Bagé, levou dom José a conhecer diversas realidades de sua diocese.

Mensagem ao Pe.Elli Benincá: Os padres da Diocese de Erexim enviaram mensagem ao Pe. Elli Benincá, cumprimentando-o por seu jubileu de ouro presbiteral. Manifestaram-lhe apreço por seu magnífico e edificante testemunho ministerial e reconhecimento pelas assessorias prestadas na diocese e por seu trabalho na formação presbiteral no ITEPA, pelo qual passaram muitos deles.