Paróquia São Tiago de Aratiba celebrará festa de Padroeiro São Tiago e São Cristóvão

309

A homenagem ao Padroeiro São Tiago e a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas na Paróquia São Tiago de Aratiba, é uma das celebrações de maior relevância para a comunidade paroquial e regional.

São Tiago em suas Cartas se direciona aos fiéis pedindo cuidado aos doentes e enfermos, nos pedindo acima de tudo orações e compaixão, deixa-nos o legado de sermos “Sal na Terra e Luz no Mundo”.

São Cristóvão, aquele que carregou o Dono do Mundo, muito procurado em suas orações, para interceder pelos motoristas, caminhoneiros e viajantes e todos que precisam da proteção nas estradas em suas idas e vindas.

A festa do Padroeiro segue uma agenda de celebrações religiosas e festivas, que culminam com a procissão de sábado, para maquinários, caminhões e outros veículos. Para o domingo, no grande dia festivo, a cerimônia religiosa, celebra a vida em comunidade e a gratidão pelas inúmeras graças alcançadas. Para a cerimônia religiosa e festiva, as comunidades do interior, juntamente com os ministros e população são esperadas com os banners de seus padroeiros, para juntos festejarem e celebrarem a vida.

Após a missa, procissão com benção dos carros, motos, caminhões, ônibus e outros meios de transporte.

O Conselho Econômico e festeiros organizam durante toda a semana a venda de pratos e alimentos e para o dia da festa conta com almoço no Salão Paroquial. Fica a toda a população o convite para participar destes dias festivos e de intensificar a expressão de fé e espiritualidade, própria e pessoal de cada um, mas que se vividas em comunidade, trazem consigo um sentido maior.