Pastoral da Pessoa Idosa reflete Leitura Orante da Bíblia

144

Representantes paroquiais da Pastoral da Pessoa Idosa estiveram reunidos nesta quarta-feira, 21, no Centro Diocesano, sob a coordenação de Ir. Margarida.

Com assessoria do Pe. Jean Demboski, vigário paroquial da Catedral São José, aprofundaram a natureza e os passos da leitura orante da Palavra de Deus, o que o texto diz, leitura; o que o texto diz para quem lê, meditação; o que ele propõe rezar, oração; o que ele propõe realizar, contemplação.

Depois, o grupo fez a avaliação do ano. Quem participou da celebração dos 15 anos da Pastoral em Curitiba, dia 10 deste mês, testemunhou como ela aconteceu.

A partir da avaliação, foi estabelecida a programação das atividades conjuntas do próximo ano. Haverá três reuniões, dias 19 de março, 18 de junho e 19 de novembro, iniciando às 08h30, no Centro Diocesano. Serão realizados encontros de capacitação nas Paróquias de Jacutinga, Paulo Bento, Erval Grande, Estação, Getúlio Vargas e Erexim.

Visitando o grupo, o Administrador Diocesano fez registro do falecimento de Dom Girônimo Zanandréa, destacando que foi o Bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa no Regional Sul 3 da CNBB. Lembrou aspectos do contexto atual da Diocese e fez referência à Campanha para a Evangelização a ser realizada da solenidade de Cristo Rei, no domingo posterior à reunião, dia 24 deste mês até o terceiro domingo do Advento, 15 de dezembro.
Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, em contato com os participantes da reunião, mencionou o processo de elaboração do novo Plano da Ação Evangelizadora e destacou a atuação da Pastoral nas Paróquias.