Pe. Jean oficializado Administrador Paroquial em Áurea

316

Em missa da comunidade da sede paroquial N. Sra. do Monte Claro de Áurea, às 19h deste sábado, o Administrador Diocesano, Pe. Antonio Valentini Neto, oficializou o Pe. Jean Carlos Demboski, como Administrador Paroquial daquela Paróquia. A missa foi concelebrada por ele, pelo Pe. Claudino Talaska, até agora pároco, pelo Pe. Maicon Malacarne, Coordenador Diocesano de Pastoral, e pelo Pe. José Zavolski, atualmente trabalhando em Portugal e de férias junto a familiares, com a participação de membros das comunidades da Paróquia, de uma caravana da Catedral São José, onde Pe. Jean era vigário paroquial até agora, familiares seus e do Pe. Talaska, religiosas, ministros e ministras. lotando completamente a igreja.

No início da missa, Pe. Claudino deu as boas-vindas aos padres e a todos os participantes. O Administrador Diocesano apresentou o Pe. Jean com alguns dados biográficos. Pediu a leitura da provisão, o documento de nomeação dele para a função na qual seria oficializado.

Iniciou a homilia registrando que o Pe. Jean seria oficializado em sua nova função em missa com a liturgia do último domingo antes da quaresma, a ser iniciada na quarta-feira, com a abertura da Campanha da Fraternidade, que apresentava o ideal da santidade e da perfeição à qual Deus nos chama. Ideal que é vivido na opção de cada um, vida matrimonial, de leigos atuantes da comunidade cristã e na sociedade, de religiosos e de ministros ordenados. Assim, Pe. Claudino, por 26 anos, quase 8 em Áurea, e Pe, Jean, com um ano de diácono e um e meio de padre na Catedral, vivem sua santificação no ministério presbiteral. Agradeceu a ambos pelos seus trabalhos na Diocese. Recordou a tríplice dimensão do ministério ordenado, anúncio da Palavra, celebração dos sacramentos, caridade pastoral, ou profecia, liturgia e serviço. Destacou a importância e a necessidade da participação de todos na vida comunitária, na condução da Paróquia. Referiu-se também ao ideal de Igreja proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e pelo Plano Diocesano de Evangelização para o 2020 a 2023.

Concluída a homilia, convidou o Pe. Jean a renovar os compromissos de sua ordenação e lhe entregou símbolos de sua missão, a Bíblia, a Estola e a Chave do Sacrário, lembrando, respectivamente, o anúncio da Palavra para o crescimento do povo na fé; a celebração dos sacramentos, e a presença viva de Cristo no pão consagrado na Eucaristia, fonte e culminância da liturgia e da vida cristã.

No final da celebração, o casal coordenador do Conselho Econômico da sede paroquial, deu as boas-vindas ao Pe. Jean e agradeceu ao Pe. Claudino, com entrega de brindes. Pe. Claudino expressou seu agradecimento a todos os paroquianos pela colaboração nos 7 anos e 8 meses em que esteve à frente da Paróquia e desejou frutuoso trabalho ao Pe. Jean, a quem abraçou carinhosamente. Pe. Jean, por sua vez, agradeceu ao Pe. Talaska, ao Colégio dos Consultores da Diocese que lhe confiou a condução da Paróquia, aos seus familiares presentes e aos membros da Paróquia da Catedral São José onde iniciou seu ministério ordenado.

Pe. Antonio solicitou a leitura da ata da oficialização do Pe. Jean como Administrado Paroquial em Áurea, capital brasileira dos poloneses. Convidou-o a dar bênção e a concluir a celebração.

Em seguida, a maior parte dos presentes dirigiu-se ao salão comunitário para o jantar de confraternização, preparado e servido com dedicação e alegria por um grupo de voluntários, sob a coordenação do Conselho Econômico. Durante o mesmo, houve outros pronunciamentos e entrega de lembranças aos dois padres.