Pele seca: cuidados com o rosto

25

Limpeza do rosto
Na hora da limpeza, jamais use sabonetes comuns, pois vão ressecar ainda mais a pele. Utilize sabonetes hidratantes com óleos, específicos para pele seca. Depois de passar o demaquilante e lavar o rosto com um sabonete ou produto de limpeza específico, a pele tende a ficar levemente ácida. É aí que entra o tônico facial. Ele ajuda equilibrar o pH da pele e remover qualquer restinho dos produtos usados anteriormente. Também acalma a pele e alguns podem até hidratar. Na hora de tonificar, use tônicos para pele seca; não use loções a base de álcool ou adstringente.

Hidratação do rosto
Para hidratar o rosto, use e abuse de hidratantes na forma de cremes. O creme contém óleo em grande quantidade, o que impede a desidratação das células. Aproveite a hora de dormir para hidratar sua pele com cremes de tratamento noturno: eles agem enquanto você descansa.

Não se esqueça do protetor solar diariamente para ajudar do desaceleramento do aparecimento das rugas, já que a pele seca tem mais tendência. Opte por hidratantes com proteção solar. A pele do rosto, quando está seca, fica com uma aparência opaca, áspera, com textura fina e sensível. O ressecamento também contribui para o envelhecimento precoce, aparência de vermelhidão e coceira.

Se o creme hidratante sozinho não resolver o problema da secura, acrescente no seu creme algumas gotinhas de óleos que ajudam na hidratação e regeneração da pele; os melhores são: óleo de rosa mosqueta, óleo de abacate, óleo de argan e óleo de coco.