Dezoito por cento da população brasileira consome alimentos doces durante cinco ou mais dias da semana, como sorvetes, bolos e chocolates. É o que aponta uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada em 2014. Segundo o levantamento, os alimentos doces estão mais presentes nas refeições das mulheres. A estudante universitária, Natália Lima, por exemplo, diz que consome doce diariamente. “Adoro doce e não consigo passar um dia sem. Tenho preferência por chocolate, balinha, chiclete, essas coisas eu como bastante, biscoitos, tanto de chocolate quanto de outros e sobremesas em geral. Eu sinto certo enjoo quando como muito, mas continuo comendo, até tenho que diminuir.”
De acordo com a diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, pessoas que consonem alimentos doces em excesso podem ter complicações de saúde. “O açúcar é extremamente calórico e consumido em grandes quantidades diariamente pode favorecer a presença de excesso de peso e de obesidade. A orientação seria comer com moderação e também que as porções sejam menores.”
Para saciar a vontade de comer doce, a diretora de Vigilância e Promoção da Saúde, Deborah Malta, recomenda a substituição por alimentos naturais. “Somos um país tropical com uma oferta imensa de frutas que têm muito sabor, muita diversidade. A dica, então, é substituir em alguns dias da semana a sobremesa com os cremes, os pudins e os sorvetes por frutas e alimentos in natura, buscando equilibrar pra que você possa ter na sua sobremesa o prazer de comer alguma coisa doce e saborosa, mas também usando a nossa diversidade regional e o que a natureza nos proporciona de uma forma tão rica.”
Para incentivar o consumo de alimentos saudáveis, o Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar para a População Brasileira e o livro Alimentos Regionais Brasileiros. Essas informações estão disponíveis na página do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br