Planejamento para retorno das aulas será anunciado na próxima semana, diz Leite

589

O governador Eduardo Leite afirmou, nesta quinta-feira (14), que na próxima semana serão divulgados os protocolos de retorno às aulas presenciais. A previsão inicial era de que esse anúncio fosse concluído até sexta-feira (15), contemplando as regras para retorno das atividades na educação pública e privada no Estado, porém a data foi adiada. Em sua fala, Leite indicou que a retomada será gradual, com uso de educação à distância.

A reabertura das escolas estará condicionada à execução dos protocolos estipulados pelo governo, à bandeira de classificação definida em cada cidade, bem como a autorização dos municípios. A definição dos protocolos, assim como a decisão sobre o retorno às aulas é do governo do Estado e das prefeituras.

O governo do Estado determinou que as aulas na rede pública estadual só sejam retomadas a partir de junho. Para permitir que isso ocorra, o recesso de inverno, normalmente em julho, será antecipado para maio. A expectativa é de que o ano letivo termine em janeiro de 2021. Quanto às atividades na rede privada, já indicou que o retorno pode ocorrer antes.

— As instituições de ensino que estiverem localizadas em municípios com autorização para reabrir e com condições de atender aos protocolos estabelecidos, terão autonomia para definir sobre a reabertura — destacou o presidente do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe-RS), Bruno Eizerik.

Na última semana, o governador anunciou a transmissão de aulas, pela TVE, destinadas aos alunos de Ensino Médio, como forma de mitigar os danos causados pela suspensão das aulas presenciais. As atividades serão preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas pela TVE serão transmitidas de segunda a sexta, das 19h às 22h15min, a partir de 18 de maio.