Polícia desbarata quadrilha de assaltantes

633

Policiais da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), com apoio da Brigada Militar, prenderam em flagrante quatro suspeitos por formação de quadrilha especializada em assaltos a bancos e grandes empresas. A suspeita é que os presos sejam integrantes de uma associação criminosa responsável pela maior parte dos crimes de roubos em Erechim e região do Alto Uruguai.

O bando criminoso já era investigado desde 2016 e na manhã de ontem (22) os bandidos se depararam com os agentes da Polícia Civil na ERS 211 logo após roubarem uma caminhonete Fiat/Strada no município de Paulo Bento. Durante a perseguição os suspeitos começaram a atirar contra os policiais que revidaram, sendo que dois elementos foram baleados. Um grande aparato de viaturas e policiais da região foi deslocado até o local para dar apoio na ocorrência e cercar os suspeitos. No momento da fuga os homens invadiram uma casa localizada na comunidade de Chalé, interior de Erebango, onde renderam cinco pessoas da mesma família. Entre os reféns estava uma menina de cinco anos. Segundo o morador da residência o carro entrou em alta velocidade no pátio da casa. “Eles chegaram com as armas e invadiram a nossa casa. Não fomos agredidos. Eles apenas queriam a presença da imprensa para se entregar.” Um dos filhos do casal de agricultores conseguiu fugir pelo alçapão de acesso ao porão da casa e se deparou com um homem baleado escondido.

Após a negociação que durou cerca de vinte minutos os três suspeitos acabaram se entregando devido a gravidade do ferimento que um dos presos apresentava. Depois de se renderem eles foram socorridos por uma ambulância da prefeitura de Quatro Irmãos. Os três foram encaminhados para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, um em estado grave, que passou por cirurgia durante a tarde e outro com um tiro de raspão na cabeça.

Em coletiva com a imprensa o delgado Gustavo Villasboas Ceccon e a delegada regional Diana Zanatta, esclareceram que a quadrilha com mais de seis integrantes, dois deles já presos em outra ação, estava envolvida em dois assaltos a um mercado em Campinas do Sul e uma tentativa de roubo na agência Sicredi de Quatro Irmãos. Os criminosos se preparavam para atacar dois bancos em Erechim.

Durante a tarde os investigadores se deslocaram até a comunidade de Rio Tigre, interior de Paulo Bento, onde localizaram um quarto suspeito de 56 anos, o qual daria apoio aos criminosos e era encarregado de guardar as armas. A casa onde o homem foi preso era usada como esconderijo de um foragido do Presídio Estadual de Erechim. No local a polícia encontrou um fuzil Cal. 7,62, uma escopeta Cal. 12 além de diversas munições e coletas balísticos, usados para praticar os crimes, além de duas pistolas de calibre nove milímetros.

Segundo o Delegado Gustavo Ceccon todos os integrantes da quadrilha possuem longas fichas criminais e são conhecidos no meio policial. Nos registros policiais constam acusações de roubo, formação de quadrilha e homicídios. Os presos serão indiciados pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado, sequestro, associação criminosa e porte ilegal de arma de uso restrito.

A Delegada Diana Zanatta agradeceu o trabalho conjunto com a Brigada Militar. ” Uma repressão extremamente qualificada”, finalizou. Uma viatura da Brigada Militar que deslocava para auxiliar na ocorrência capotou na rodovia Transbrasiliana. Nenhum policial se feriu.