Presidente do TCE/RS palestra para os prefeitos da AMAU

119

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, nesta quinta-feira (14), do encontro com os prefeitos e vice-prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU). Na ocasião, a entidade realizou a Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas, com apresentação de relatório de atividades do exercício de 2017.

O presidente do TCE/RS, Marco Peixoto, falou sobre gestão pública, explicando o funcionamento do Tribunal, e outros temas de interesse dos administradores públicos. Também apresentou um balanço do trabalho de sua gestão durante os últimos dois anos, com o principal objetivo de aproximar os prefeitos e administrações da região do TCE-RS, transmitindo orientações importantes e qualificando a administração pública. “A cada três meses, nós oferecemos cursos técnicos gratuitamente para os servidores municipais. Isso é muito importante, porque é uma forma de qualificar os gestores para que tenham mais segurança no que estão fazendo e no futuro não sejam apontados e levados a julgamento. Queremos reduzir os apontamentos. Vocês gestores tem que acompanhar de perto os processos que tem no Tribunal, não deixem faltar nenhum tipo de informação, pois muitas vezes perdem os prazos e ai o problema é maior. Por fim, podem contar comigo, as portas do Tribunal estão sempre abertas pra atender a todos.”

O presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, agradeceu o presidente do TCE/RS por atender o pedido da AMAU e se disponibilizar em estar na região. Bordin, destacou o trabalho em aproximar o Tribunal, seja em Erechim ou Porto Alegre, dos municípios e seus gestores e servidores. “É por meio do diálogo entre técnicos e gestores que possibilitam a troca de informações e orientações importantes para a qualificação das ações e não sermos apontados no futuro, pois sabemos dos compromissos com a aplicação do dinheiro público e queremos fazer o melhor para a população dos municípios.”

Também esteve presente no encontro a auditora Cleonice Ângela Bertochi Pituco, coordenadora do Serviço Regional de Auditoria de Erechim do Tribunal de Contas do Estado do RS.

Prestação de Contas do exercício de 2017
Durante a Assembleia Geral Ordinária, o contador Ângelo Giaretton apresentou o relatório contábil de prestação de contas do exercício de 2017. Já o presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, e a diretoria apresentaram as atividades desenvolvidas em prol da região do Alto Uruguai. As contas foram aprovadas pelo Conselho Fiscal e todos os prefeitos presentes na assembleia.