21.5 C
Aratiba
quinta-feira, 28/março
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiPresídio de Erechim terá modelo definido por consórcio, diz Paparico Bacchi

Presídio de Erechim terá modelo definido por consórcio, diz Paparico Bacchi

Um consórcio formado por cinco empresas venceu a licitação para estruturar o modelo de parceria pública privada (PPP) que será aplicado na construção do novo presídio de Erechim. A informação é do deputado Paparico Bacchi (PL), que recebeu ofício do secretário da Administração Penitenciária Estadual. No documento, Cesar Faccioli, relata que a etapa inicial do processo coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi concluída e aguarda homologação do processo licitatório.

Avanço importante
“É um grande avanço nesta importante demanda da comunidade de Erechim e região do Alto Uruguai”, avalia o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa. No contato com o secretário, Paparico Bacchi também foi informado que prazo para conclusão dos trabalhos de consultoria é de 12 meses.

Segundo Faccioli, com a apresentação do estudo pela empresa contratada, será possível à Secretaria da Administração Penitenciária Estadual dar início à segunda etapa do processo, definindo, em parceria com o prefeito do município, o local em que será implantado o estabelecimento prisional. Após este alinhamento, será licitado o projeto de engenharia.

Força política
Em 2019, o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, articulou agenda coletiva que mobilizou deputados, prefeitos, vereadores, juízes, promotores, lideranças empresariais e comunitárias. A audiência ocorreu no Centro Administrativo de Segurança Pública, em Porto Alegre, oportunidade em que o secretário assumiu o compromisso de acelerar o trâmite burocrático para viabilizar a construção de uma nova unidade prisional na região do Alto Uruguai.

Mão de obra prisional
De acordo com o pregão eletrônico nº 13/2020, publicado pelo BNDES no mês de maio o governo do Rio Grande do Sul manifestou interesse de construir em Erechim, uma penitenciária de segurança média com capacidade total para até 1.125 presos do sexo masculino.

O novo presídio está inserido na Política de Fomento aos Sistemas Prisionais, coordenado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. As diretrizes gerais programa concentram ações de cidadania, educação e trabalho para a população carcerária. A Secretaria Estadual da Administração Penitenciária Estadual informou que a meta é ocupar 100% da oferta de mão de obra dos detentos e estimular a capacitação e reinserção social dos apenados, observando a realidade local e regional.

Modelo para Santa Catarina
O edital do BNDES prevê que o mesmo estudo de Erechim será aproveitado para o estado de Santa Catarina, que manifestou interesse de construir um novo complexo penitenciário em Blumenau. Entre as novidades previstas estão 806 novas vagas na penitenciária industrial.

O valor máximo estimado para o contrato de consultoria era de R$ 4,8 milhões e previa contrapartida dos governos gaúcho e catarinense. O Consórcio “Estruturação PPP Prisões RS e SC”, ofertou o menor preço no valor global de R$ 1,9 milhão e venceu a disputa com deságio de 59,15%, quando comparada com o valor global máximo estimado para a licitação.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments