25.5 C
Aratiba
quarta-feira, 24/abril
Player de Áudio Responsivo
InícioDicas de SaúdePressão alta: siga 10 passos para controlar o sintoma

Pressão alta: siga 10 passos para controlar o sintoma

A hipertensão arterial ou, simplesmente, pressão alta é gatilho certo para uma série de males – e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório. “Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. São pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro”, explica o cardiologista Enéas Rocco.

A doença é crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Mas atenção: ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso.

“Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal” , diz o médico. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na frequência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números.

Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão. Confira a seguir uma lista delas e imprima uma marca saudável ao seu dia a dia.

1. Manutenção do peso ideal

2. Prática de atividade física

3. Redução de sal

4. Evitar bebidas alcoólicas

5. Dieta saudável

6. Medicamentos

7. Cigarro

8. Estresse

9. Exames médicos

10. Medir a pressão

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments