Prevenção de Lesões de Pele: HC implementa mais uma Meta Internacional de Segurança

192

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Caridade de Erechim, dando continuidade à implementação das Metas Internacionais de Segurança, institui e já capacitou todos os seus funcionários em relação à Meta 7, que trata sobre a Prevenção de Lesões de Pele.

Objetivos

A medida, além de fazer parte da busca do HC pela Acreditação ONA, visa garantir a assistência integral e especializada aos pacientes, com fatores de risco para desenvolver lesão por pressão e outros tipos de lesões de pele, atuando na prevenção de lesões cutâneas durante o período de atendimento na instituição, desde a admissão até a alta.

Diferentes escalas

Os pacientes serão avaliados pelo enfermeiro através de escalas. De acordo com o escore de cada um, considerando idade e quadro clínico, por exemplo, se estabelece o risco de lesão e os cuidados que a equipe multidisciplinar deve proporcionar.

Para bebês prematuros internados na UTI neonatal, a avaliação será através da escala e-NSRAS. Pacientes cirúrgicos e ambulatoriais receberão atenção, também, em relação a questões que envolvem determinadas alergias.

Conhecimento compartilhado

Além das áreas assistenciais, o treinamento abrangeu toda área administrativa e de apoio, para que a integralidade dos colaboradores conheçam o sistema e estejam engajados com a segurança do paciente e as melhorias implementadas no HC.