15.1 C
Aratiba
segunda-feira, 13/janeiro
Player de Áudio Responsivo
InícioAgriculturaProjeto desenvolve rótulos para Agroindústrias Familiares da região do Alto Uruguai

Projeto desenvolve rótulos para Agroindústrias Familiares da região do Alto Uruguai

Em encontro virtual, realizado na terça-feira (30), estiveram reunidos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Unidade de Cooperativismo de Erechim (UCP), professores do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) – campus de Erechim, da Secretaria Municipal de Agricultura de Erechim, e do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa). No encontro foram apresentadas propostas para rótulos dos produtos de agroindústrias familiares da região do Alto Uruguai. O projeto, que envolve estas entidades, visa oferecer às agroindústrias um visual mais atual e atrativo para seus rótulos. Também foram apresentadas propostas de embalagens que ofereçam melhores condições de visualização do produto e de embalagens a partir de materiais mais adequados ao meio ambiente.

Os trabalhos foram realizados em oito agroindústrias de produtos oriundos da cana-de-açúcar e da mandioca, assessoradas pela Emater/RS-Ascar e pelo Capa. A cana-de-açúcar e mandioca foram escolhidas porque representam um pouco da tradição alimentar dos habitantes da região do Alto Uruguai e as agroindústrias foram selecionadas dentro do rol existente na região.

O projeto envolve acadêmicos do curso de Curso Design em Modas ministrado no campus de Erechim do IFRS. Através de uma bolsa de pesquisa a aluna do curso de Design e Moda, Kelsen Rosset, elaborou, partindo de um padrão de consumidor e de seus interesses, objetivos analisando ainda a família, a agroindústria, os produtos elaborados entre outros itens. O trabalho foi acompanhado pelas professoras Andreia Mesacasa do curso de Design e Moda e Valeria Borszcz do curso de Engenharia de Alimentos.

Participam da reunião extensionistas da Emater/RS-Ascar do Escritório Regional de Erechim, da Unidade de Cooperativismo de Erechim (UCP) dos escritórios municipais de Marcelino Ramos, de São Valentim, de Aratiba, Carlos Gomes, Erval Grande e de Erechim. Na avaliação dos participantes, o trabalho ficou bem consistente e produziu boas propostas de rótulos para as agroindústrias, conforme pode ser observado na proposta para a agroindústria Libero, de Aratiba.

O extensionista rural, agrônomo Carlos Angonese, sugere que o trabalho possa ter continuidade, com algumas agroindústrias por semestre, aproveitando o potencial criativo dos alunos. “O vasto conhecimento do Instituto Federal e seus professores, oportuniza aos alunos envolvidos no projeto, a convivência e experiências com o dia a dia de sua futura profissão. Trata-se de um projeto onde todos ganham, a comunidade, o IFRS, as agroindústrias, os consumidores a Emater, e o Capa que têm seus trabalhos de assessoria complementados, pontua.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments