Quaresma e Campanha da Fraternidade 2016

2350

A Igreja Católica dá início hoje, quarta-feira, ao tempo da quaresma que prepara a Páscoa. Este período quaresmal inicia com o rito de imposição das cinzas. As cinzas que são colocadas na sobre a cabeça como sinal de que estamos dispostos a nos alinharmos no caminho de Deus com seu projeto de justiça e paz para todos. Receber as cinzas não deve ser apenas um pedido de bênção, mas uma atitude interior de viver de fato o tempo quaresmal. São três os exercícios quaresmais: oração, penitência e caridade.

A quaresma tem a sua dimensão comunitária, ou seja, requer o empenho e o engajamento de todos para a promoção da vida em mutirão. Neste sentido, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade, desde o ano de 1964, como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da quaresma. Neste ano, a Campanha da Fraternidade é Ecumênica e tem como tema: ‘Casa Comum, nossa responsabilidade’ e o lema: ‘Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca’ (Am 5,24). O objetivo geral da Campanha é: Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

 A Diocese de Erechim faz a abertura da quaresma e o lançamento da Campanha da Fraternidade, hoje, às 18h, na Catedral São José, de Erechim. A Rádio Aratiba vai transmitir essa celebração presidida pelo Bispo Diocesano, D. José Gislon. Na Paróquia São Tiago de Aratiba, duas missas são celebradas: às 14h30 e às 20h. Esta última é transmitida pela Rádio Aratiba.