Queratina

263

Um dos principais componentes do cabelo é a queratina. Quando os fios perdem esse nutriente ocorre um desgaste da fibra capilar; os cabelos ficam secos, quebradiços, porosos e sem vida. A cauterização é uma técnica para repor essa queratina perdida.

A queratina é o componente essencial do fio, formado por aminoácidos que preenchem as fissuras e recompõem a fibra do cabelo. Além disso, a queratina penetra na cutícula do cabelo, hidratando e restaurando fio a fio, devolvendo a maciez, o brilho e repondo a queratina natural do cabelo.

Importante saber que não se trata de um procedimento químico. Porém, o excesso da queratina enrijece os fios dando o efeito reverso, causando o ressecamento, rigidez e quebra. Além disso, cuide para que a chapinha esteja na temperatura recomendada por especialistas, que é de, no máximo, 200°C.

Na hora de comprar a queratina, é preciso verificar se ela é “sem enxágue”. Isso porque existem alguns tipos de queratina que devem ser enxaguadas do cabelo logo após a aplicação. Fique atenta!