Rainha regional da terceira idade é de Cruzaltense

578

A beleza da maturidade foi o grande destaque na escolha da Rainha e Princesas Regionais da Terceira Idade, que aconteceu, na tarde do último sábado (21), no CTG Rincão Amigo, em Jacutinga. Na ocasião, foi escolhida como Rainha a senhora Oracilda Tereza Palharini, de Cruzaltense.

Na sua 28ª edição, o concurso contou com 24 candidatas, representando os municípios da região da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU). Mesmo com chuva, o evento reuniu mais de 800 pessoas e foi marcado por muita integração e animação dos idosos.

Na abertura, o presidente da AMAU e prefeito anfitrião, Beto Bordin, saudou e agradeceu a presença dos colegas prefeitos em grande número, primeiras-damas, secretários municipais, vereadores, equipe que organizou o evento e, em especial, todos os idosos da região. “Quero destacar a importância dos idosos para a construção de uma sociedade através das suas experiências, mesmo das frustrações que por ventura ocorreram, mas que servem de lição e hoje podem servir de base para construir nossa sociedade. Quando se pensa no futuro, a gente tem que valorizar quem construiu a sociedade em que vivemos. Por isso, temos o compromisso de valorizar as pessoas da terceira idade e, acima de tudo, é uma oportunidade de se conhecer os resultados de suas conquistas e suas riquíssimas histórias”. Bordin destacou ainda a importância do Município de Jacutinga sediar um grande evento regional. “É motivo de satisfação e de agradecer a nossa rainha Assunta Beluzzo e toda corte, que representaram muito bem a região neste período. Jacutinga é composta de um povo ordeiro, trabalhador, hospitaleiro e sabe reconhecer os valores de cada um. Aos idosos, em nome de todos os prefeitos e primeiras-damas, o nosso reconhecimento pela oportunidade de conviver conosco, repartindo suas experiências e suas expectativas”.

A mesa julgadora foi composta por autoridades de Jacutinga: prefeito, Beto Bordin; primeira-dama, Cleonice Bordin; vice-prefeita, Salete Luft e esposo Sérgio Luft; presidente da Câmara de Vereadores, Avelino Ricardo Menegaz e esposa Suelen Menegaz.

Antes de anunciar as novas soberanas, aconteceu o desfile de despedida da corte 2016: Rainha, Assunta Maria Belusso, de Jacutinga; Primeira Princesa, Helma Lorena Schwinge Zago, de Marcelino Ramos; e Segunda Princesa, Maria Madalena Censi, de São Valentim. Elas receberam uma lembrança como forma de reconhecimento pela representatividade regional durante o ano.

Após o desfile coletivo e individual das candidatas, foram anunciadas as vencedoras. O título de Rainha Regional da Terceira Idade ficou com Oracilda Tereza Palharini, 74 anos, representante do Município de Cruzaltense. A Primeira Princesa é Anna Ida Fries, 70 anos, de Ponte Preta. Já a Segunda Princesa é Mafalda Lang Sana, 73 anos, de Charrua.

Conhecidas as soberanas da Terceira Idade 2017, iniciou-se o baile, animado pela Banda Quinta Estação, que encantou o público.

O referido concurso é coordenado pelo colegiado das primeiras-damas, possui um regulamento e o município da rainha escolhida será a sede no próximo evento.

Participaram do evento, os prefeitos de Jacutinga, Beto Bordin; Aratiba, Guilherme Granzotto; Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; Campinas do Sul, Neri Montepó; Mariano Moro, Irineu Fantin; Entre Rios do Sul, Jairo Leyter; Severiano de Almeida, Milto Vendruscolo; Viadutos, Claiton Brum; Áurea, Antonio Slussarek; Barão de Cotegipe, Vladimir Farina; Quatro Irmãos, Adilson de Valle; Ipiranga do Sul, Mario Ceron; Erebango, Valmor Tomazini; Centenário, Hilário Jose Kolassa; Paulo Bento, em exercício, Moisés Schillo; Charrua, Valdésio Della Betta; Floriano Peixoto, Orlei Giaretta; Estação, Humildes Camargo; Carlos Gomes, Egídio Moreto; Ponte Preta, Ademir Sakrezenski; Cruzaltense, Kely Longo; Sertão, Edson Rossatto; São Valentim, Cleomar Scandolara; Erval Grande, Agustino Sinski; e Três Arroios, Lirio Zarichta; primeiras-damas, secretários municipais e vereadores.