Receita de Empadinha de Frango

315

Ingredientes:

Massa
– 500g de farinha de trigo
– 150g de margarina
– 150g de gordura vegetal
– 2 gemas
– Sal a gosto

Recheio
– 2 peitos de frango cozidos em água e sal
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 1 cebola média ralada
– 2 tomates maduros sem pele e sem sementes, picados
– 2 colheres (sopa) de salsinha picada
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 1 tablete de caldo de galinha
– 1/2 copo de água para o molho
– 1 xícara (café) de água para dissolver o amido de milho
– 1 colher (sopa) de amido de milho
– 25 azeitonas sem caroço
– 25 passas sem semente

Para pincelar
– 1 ovo

Modo de fazer:

Massa
Misture a farinha de trigo, a margarina e a gordura vegetal, formando uma farofa. Acrescente as gemas e o sal e amasse até atingir o ponto de uma massa homogênea. Cubra a massa com um plástico e deixe descansar por 15 minutos antes de usar.

Recheio
Cozinhe os peitos de frango com água e sal por 10 minutos na panela de pressão. Após o cozimento, retire o osso e a pele e desfie. Reserve. Numa panela com óleo, frite a cebola, junte os tomates e o peito de frango desfiado. Refogue por mais ou menos 2 minutos. Acrescente 1/2 copo com água e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Coloque a salsinha, a pimenta, o caldo de galinha e acerte o sal. Dissolva o amido de milho na água e engrosse o molho. Deixe ferver e espere esfriar para usar, senão vai embatumar a massa.

Montagem
Em forminhas próprias para empadas (não precisa untar), coloque a massa, abrindo com os dedos. Depois encha com o recheio, coloque uma azeitona e uma uva passa em cada uma. Pegue um pedacinho de massa e abra na mão em forma de círculo e feche a empadinha. Misture o ovo com um garfo e pincele as empadinhas. Leve para assar por 30 minutos em forno à 200ºC.