Receita de Nhoque da Nona

678

Ingredientes:
– 1 kg de batatas
– 220 g de farinha de trigo
– Manteiga
– 1 gema
– Sal a gosto
– 50 g de parmesão ralado

Preparação:
Passo 1: Corte as batatas em 4 e cozinhe com sal. Esprema com um garfo ou espremedor e deixe esfriar.

Passo 2: Acrescente o parmesão, 2 colheres de sopa de manteiga, sal e 1 gema. Acrescente a farinha aos poucos até conseguir fazer uma bolinha na mão sem grudar. Coloque essa bolinha para cozinhar e verifique se ela desmancha. Se não desmanchar, não precisa de mais farinha. Caso contrário, acrescente um pouco mais.

Passo 3: Amasse bem (cuidado para não se queimar, se necessário, deixe esfriar um pouco). Lembrando que a qualidade das batatas e a quantidade de água que ela absorve é que determina a quantidade de farinha. Lembre-se que, quanto menos farinha e mais batatas, mais gostoso o sabor, e mais levinho o nhoque fica.

Passo 4: Quando terminar o ponto da sua massa, faça rolinhos compridos como minhocas e corte nos tamanhos desejados de bolinhas. Passe cada bolinha em um garfo com o seu polegar, formando canoinhas e com o desenho do garfo de um lado.

Passo 5: Coloque os nhoques para cozinhar em água fervendo e vá retirando e colocando em uma vasilha os que forem subindo a superfície da panela, pois estarão cozidos. Quando terminar, misture manteiga para não grudar e sirva com o molho de sua preferência, com bastante parmesão ralado por cima.