A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Rio Grande do Sul repassou para a região do Alto Uruguai R$ 308 mil, através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), em um total de 52 projetos voltados à agricultura familiar como política pública, em reunião realizada em Erechim, nesta sexta-feira (09). No encontro, que aconteceu nas dependências da URI, com a coordenação do Conselho Regional do Desenvolvimento Norte do Estado (Credenor) e da Emater/RS-Ascar, e contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, representantes de municípios e técnicos da Emater/RS-Ascar, foi definida a forma do rateio dos projetos, cada município ficará com dois.
Na sequência, aconteceu um sorteio de interesse de cada município para a área em que serão desenvolvidos os projetos, que devem ter ainda a aprovação dos conselhos municipais agropecuários e serão executados pela Emater/RS-Ascar. Os recursos são destinados a projetos nas seguintes áreas: melhorias na rede elétrica na propriedade, aquisição de geradores de eletricidade, acesso à internet e à telefonia, aquisição de ordenhadeira ou aquecedor de água e legalização de agroindústrias.
Também foram beneficiados os municípios de Aratiba, Campinas do Sul, Erechim e Entre Rios do Sul com R$ 175 mil, dentro do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).
Os trabalhos foram acompanhados pelo presidente do Credenor, Paulo Sponchiado, e conduzidos pelo secretário executivo do Credenor, Ademir Peretti, pelo gerente regional adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Neri Montepó, com a participação do prefeito de Aratiba, Luiz Ângelo Poletto, que representou a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau).