Região se mobiliza em prol do Outubro Rosa

425

Quando o mês de outubro chega, a mobilização para sensibilizar a população sobre a prevenção do Câncer de Mama ocupa o cotidiano com a campanha mundial “Outubro Rosa”.

Desde o início do mês, muitas ações e atividades foram realizadas nos municípios da região Alto Uruguai. Nesta quarta-feira (25), no Polo de Cultura da ACCIE, em Erechim, os municípios da região da AMAU (32 municípios) se uniram e promoveram uma série de atividades em prol da saúde, com a participação de mais de 300 mulheres que passaram ou passam pela doença.

A temática abordada foi “Aquilo Que Nos Desafia, Também Nos Fortalece. Quem Ama, Cuida!”. O evento foi organizado pelas entidades parceiras: primeiras-damas da AMAU, Unimed Erechim, Instituto Unimed, Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho e Associação Médica Alto Uruguai (AMA), e contou com o apoio da ACCIE, CAOL, O Boticário, Mary Kay, Hinode, Foto Elsa, Ervateira Barão, Floratta, Z-Brasil, Cerest, Casa Rayon, Cantina Trentin, Bebidas Pinguindio, Grupo Amigos da Alegria, Conjunto Vento Negro e Sr. Glademar Baldissera.

A programação iniciou com a acolhida realizada pelo grupo Amigos da Alegria, através de músicas, brincadeiras e descontrações. Na sequência, ocorreram duas palestras: uma com a psicóloga Sandra Munero e outra com o Dr. César Arnt, especialista em oncologia clínica. Em seguida, as mulheres começaram a participar do circuito, passando por diversas atividades: ginástica laboral, maquiagens, oficina de lenços, fotografia, degustação de chás e lanche. Ao final do trajeto, todas se concentraram no salão principal, no hall de entrada, onde ocorreu um baile com animação do Conjunto Vento Negro, acompanhado do cantor Baldissera, que é vice-prefeito de Campinas do Sul. Na oportunidade, também foram sorteados vários brindes.

O evento contou com a presença do presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo, assessor técnico da Secretaria da Saúde de Erechim e representante do Banco de Sangue, Jackson Arpini, primeira-dama de Gaurama e coordenadora das primeiras damas da AMAU, Silvana Bettega, representante da AMA, Dra. Jaqueline Buaes Graeff, representante da Unimed e Instituto Unimed, Dra. Ana Zampieri, secretários municipais, profissionais de saúde, apoiadores, convidados e imprensa.