28.5 C
Aratiba
quinta-feira, 28/março
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiRomeiros de Nossa Senhora da Santa Cruz pedem justiça para a paz...

Romeiros de Nossa Senhora da Santa Cruz pedem justiça para a paz e igualdade social

Devotos de muitas localidades, especialmente do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, participaram da 30ª Romaria a Nossa Senhora da Santa Cruz, no Santuário a ela dedicado, na estrada entre Aratiba e Erechim, Lajeado Paca, nesta quinta-feira (15), festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz. O tema da romaria foi “Maria, Rainha da Paz” e o lema “Com Justiça e Paz, Seremos Iguais”. As atividades do dia tiveram oração da manhã, conduzida pela comissão organizadora, às 7h; confissões a partir das 8h; oração da via-sacra às 9h; bênção dos alimentos e partilha do pão às 11h30; relato das mensagens, com Jandir Picolli, e palavra da professora Selina Dal Moro, do Instituto de Teologia de Passo Fundo, sobre pesquisa do fenômeno religioso da devoção a Nossa Senhora da Santa Cruz; procissão e missa às 14h. Mais de dez padres estiveram à disposição das confissões na parte da manhã e alguns no início da tarde.

A procissão e a missa foram presididas pelo Pároco da Catedral, Pe. Alvise Follador, e concelebrada pelos padres Maicon Malacarne, Vigário Paroquial da Catedral e Coordenador Diocesano de Pastoral, Adelar de David, das pastorais sociais, Dirceu Balestrin, Pároco de Aratiba, Jorge Dallagnol, Pároco de Sede Dourado, com a participação dos diáconos João Pascoal Pozza e Jacir Lichinski, da Catedral e da paróquia São Cristóvão, respectivamente.

O Pe. Alvise iniciou sua homilia situando a celebração no contexto do Ano Nacional Mariano e Diocesano do Centenário das Aparições de Fátima e das outras duas romarias em nossa região, Erechim e Marcelino Ramos. Para ele, a participação na romaria em realização era oportunidade para todos confirmarem sua fé e sua identidade cristã. Destacou que Cristo transformou a cruz, mistério de amor, em árvore da vida. Disse que todos estavam na romaria para louvar e agradecer ao bom Deus, trazendo na mente e no coração os que não puderam participar. Desejou que a romaria, expressão da espiritualidade popular, faça a todos viver intensamente a fé no seu dia a dia, percebendo a ação do Deus vivo atuando na história pessoal e fazendo viver a verdadeira conversão, com novas relações de respeito, solidariedade, cidadania e compromisso social, cuidando da casa comum e participando ativamente na sua própria comunidade.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments