RS terá muito calor e chance de temporal neste sábado

578

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul na manhã deste sábado, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia. Chove no final da manhã e começo da tarde em cidades do Oeste e do Sul. Do meio da tarde em direção à noite a chuva atinge grande parte do Estado, inclusive com chance de temporais.

Esquentará muito e a tarde será de calor intenso em diversas regiões. Como a temperatura vai estar muito alta precedendo a instabilidade, a MetSul alerta para a alta probabilidade de chuva localizada forte com curta duração e temporais em diversas regiões que, em alguns pontos, podem ter vendavais e granizo.

Intensa linha de instabilidade com tormentas localmente fortes atinge a área de Buenos Aires e o Centro-Sul do Uruguai na madrugada deste sábado, avançando até de manhã para o Norte uruguaio. Esta linha de tormentas deve alcançar a fronteira gaúcha ainda de manhã e, da tarde para a noite de hoje, avançará pelo território gaúcho, onde grande parte deste sábado ainda será com sol e calor intenso.

Como vai estar muito quente, com marcas acima de 35ºC em vários locais e perto de 40ºC em alguns, o ambiente estará propício à formação de nuvens de tempestade no deslocamento desta linha de instabilidade. Há condições muito favoráveis a temporais que, em alguns pontos, podem ser severos com potencial de danos, em razão de chuva localmente intensa de curta duração, raios e vendavais.

 Apesar da melhora do tempo em parte do Estado, o Centro e a Metade Norte do Rio Grande do Sul segue com risco de chuva localmente forte e temporais isolados durante este domingo.