Sábado será o dia “D” de vacinação contra a gripe

2429

O dia nacional de combate à gripe H1N1 será no sábado, 30 de abril, quando oficialmente começa a campanha de vacinação 2016 em todo país.

No dia D, sábado, o Centro de Saúde de Aratiba estará aberto das 08 às 17 horas.

Em Aratiba, assim como em todo o estado do Rio Grande do Sul, a vacinação foi antecipada e começou na segunda-feira (25).

A meta da Secretaria Municipal da Saúde é imunizar 2.058 pessoas dentro dos grupos elencados para vacinação.

Números por grupo:
81 crianças de 6 meses a 2 anos incompletos;
141 crianças de 2 anos a 5 anos incompletos;
130 trabalhadores da saúde;
41 gestantes;
07 puérperas;
1.267 idosos com mais de 60 anos;
391 doentes crônicos.

A vacina é trivalente, ou seja, protege contra três vírus da gripe, (o influenza A H1N1 e H3N2, e o influenza B/Brisbane). Depois de aplicada a vacina começa a fazer efeito em 15 dias.

Prevenção
A Secretaria da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias, são algumas dessas medidas.

Vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, as quais têm mais risco de adoecer.
No ano passado, a campanha imunizou 84,3% do público-alvo, ultrapassando a meta de vacinar 80% do público alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas consideradas com mais riscos de desenvolver complicações causadas pela doença.