22.5 C
Aratiba
quinta-feira, 25/abril
Player de Áudio Responsivo
InícioDicas de SaúdeSeis dicas para ter uma saúde de atleta

Seis dicas para ter uma saúde de atleta

1 – Alimentação saudável: Para a nutricionista esportiva, Luiza Soares, é necessário o consumo adequado das quantidades de macronutrientes, proteínas, carboidratos e gorduras: “A proteína é um nutriente responsável pela estrutura do organismo, constituindo órgãos, tecidos e os músculos. Além de formar enzimas e hormônios. O carboidrato é uma fonte rápida de energia para o organismo, sendo necessários muitas vezes para repor ou fornecer energia rapidamente no começo ou ao longo de uma atividade física. Já a gordura também é uma fonte de energia para o organismo, além de formar hormônios, membrana celular e ajudar na absorção de vitaminas lipossolúveis”, analisa a nutricionista.

2 – Descanso: Embora a rotina diária seja cansativa e extremamente corrida, boas noites de sono, no quesito qualidade e quantidade, se tornam fundamentais para manter uma boa saúde e ter disposição: “A quantidade de sono são as horas que dormimos (o recomendado são 8 horas), e a qualidade diz respeito à continuidade e profundidade do sono. Para isso, é importante dormir em um ambiente escuro e silencioso, evitar olhar o celular e televisão logo antes de dormir, dormir em local confortável e, para alguns, evitar comidas de digestão lenta e o consumo de álcool a noite”, alerta Luiza.

3 – Prática de atividade física: Não dá para conquistar uma saúde de atleta sem praticar esportes, não é mesmo? Tenha regularidade na prática para adquirir os benefícios necessários para a sua qualidade de vida: “Não adianta dedicarmos apenas alguns poucos dias da semana para a prática. O exercício físico deve fazer parte da rotina, podendo variar o tipo de atividade e, alguns dias serem menos intensos, podendo ser essa atividade uma caminhada, andar de bicicleta, trilha ou passeio ao ar livre. Devemos sempre consultar um educador físico e médico para saber qual atividade e intensidade é mais indicada”, ressalta a especialista.

4 – Exposição ao sol: Para a nutricionista, aproveitar o sol também é muito importante. Essa exposição deve ser feita nos horários indicados (antes da 10h e após às 16h), para aumentar a absorção de vitamina D no organismo. “A vitamina D, que apesar de ter este nome, na verdade é um hormônio, está presente em alguns alimentos, mas a maneira mais eficaz de sintetizá-la é por meio da exposição solar. Bastam 15 a 20 minutos de exposição diariamente, principalmente nos ossos longos, como dos braços e pernas, sem protetor solar (este deve ser utilizado no rosto e aplicado se o tempo de exposição for prolongado)”, informa a profissional.

5 – Ingestão de água: Cerca de 60% do nosso corpo é composto de água, ou seja, necessitamos da ingestão correta, já que ela atua em praticamente todos os processos do organismo. “Eliminação de toxinas, diminuição do inchaço, prevenção de câimbras, correto funcionamento do sistema digestório e cardiovascular, melhora o aspecto da pele, unhas e cabelos, melhora da performance durante a prática de exercícios físicos”, explica a nutricionista, reiterando:

“Não se deve esperar sentir sede para beber água. Uma boa dica é levar sempre consigo uma garrafinha e estipular quantas vezes irá enchê-la durante o dia para que ao final do dia tenha-se ingerido entre 2 a 3 litros de água. Esta garrafa deve ser preferencialmente de vidro, aço inox ou plástico livre de BPA. As garrafas plásticas descartáveis não devem ser reutilizadas nem expostas ao sol”, completa a nutricionista.

6 – Redução dos níveis de estresse no dia a dia: O estresse eleva hormônios que prejudicam nossa disposição, imunidade, sono, performance esportiva e saúde em geral. “É aconselhado que tenhamos momentos de lazer, momentos para fazer coisas que gostamos com pessoas que queremos por perto e momentos a sós para refletir”, ressalta Luiza Soares.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments