1 – Hidratantes
A hidratação tem papel importante para a pele oleosa também, pois melhora sua textura e aumenta a tolerância a outros tratamentos, como os à base de ácidos, por exemplo.
Mas, vale considerar a avaliação de um dermatologista. Pois, ele indicará hidratantes específicos para este tipo de pele.
2 – Não lave o rosto com água quente
No geral, procure evitar não lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade.
3 – Produtos oil free
Só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (sem óleo), ou aquele recomendado por seu médico.
4 – Alimentação
A associação entre alimentação e acne se deve pela capacidade de alguns alimentos estimularem indiretamente a produção de sebo, através do estímulo à secreção de insulina, que associado à presença de outros fatores, pode favorecer a produção de hormônios andrógenos, que aumentam a produção de sebo na pele.
Portanto, dietas de baixo índice glicêmico, que não causam impacto na secreção de insulina, podem ajudar no controle da acne.
A dica neste caso é consumir bastante frutas, verduras e legumes, além de beber muita água. Evitar também o consumo de bebidas alcoólicas.
5 – Não esprema cravos e espinhas
Espremer cravos e espinhas não é uma boa opção. Além de correr o risco de deixar cicatrizes permanentes da pele, você pode piorar o quadro da acne e causar uma inflamação mais séria. Por isso, a melhor opção é usar produtos secativos, que ajudam a diminuir a inflamação e a dor, além de acelerar o processo de cicatrização.
6 – Manter a pele limpa
Remova a maguiagem todas as vezes que usá-la, pois assim, você evita que os produtos se acumulem nos poros, o que pode levar à formação da acne. Lembre-se de lavar o rosto com um sabonete próprio para sua pele. Vale consultar um dermatologista para saber qual é o produto indicado e quantas vezes deve utilizá-lo durante o dia.
7 – Mantenha o equilíbrio emocional
O estresse e a angústia refletem diretamente na pele, e podem ser uma das causas do aparecimento de espinhas. Isto porque a tensão faz com que os músculos por baixo da pele se contraiam, fechando os poros. Como as glândulas sebáceas continuam gerando oleosidade, a gordura se acumula e obstrui os poros. Por isso, procure manter o controle emocional.