Sicredi Norte RS/SC comemora 35 anos de fundação

1324

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina – Sicredi Norte RS/SC, completou 35 anos de fundação no último dia 14. As 37 unidades de atendimento da cooperativa recepcionaram os associados com uma decoração especial alusiva à data, além de oferecer um coquetel a todos que estiveram nas UAs realizando seus negócios.

Fundada em 14 de abril de 1981 em Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, a Sicredi Norte RS/SC representou a concretização do sonho de um grupo de agricultores que uniram suas forças para melhorar suas vidas e alavancar o crescimento da região. Nasceu de um movimento de associados da cooperativa de produção, onde compartilhou sua sede durante mais de 20 anos e até 1991 era denominada “Cooperativa de Crédito Rural de Erechim Ltda. – Um momento muito importante na trajetória da cooperativa foi em 1992, quando a Credirel passou a fazer parte do Sistema Sicredi e teve sua razão social alterada para “Cooperativa de Crédito Rural de Erechim Ltda. – Sicredi Erechim.”

Em 2006, a conquista da livre admissão de associados pela Sicredi Norte RS/SC fez com que seus horizontes fossem ampliados. A partir deste momento, além de atender o público rural, a cooperativa teve a permissão do Banco Central para atuar junto ao público urbano, passando também a contribuir para a realização dos sonhos e projetos de diversas empresas, trabalhadores, profissionais liberais e empresários da região. Já em 2007, a área de ação da cooperativa foi ampliada para o estado de Santa Catarina, quando foi inaugurada a primeira Unidade de Atendimento do Estado em Joaçaba.

O ano de 2016 está sendo marcado por diversas comemorações alusivas aos 35 anos. Uma delas é a realização da promoção Aniversário Premiado, que irá sortear 350 prêmios em títulos de capitalização para todos os associados que realizarem movimentações financeiras com a cooperativa no período de 27 de janeiro a 18 de dezembro, totalizando mais de R$ 700 mil reais em premiações.

Na noite de aniversário, dia 14, a cooperativa realizou dois eventos simultâneos, um deles em Erechim e outro em Joaçaba. A assembleia de núcleos da unidade de atendimento Erechim Santo Dal Bosco, pioneira da cooperativa, recebeu um público de 922 associados e convidados no CTG Sentinela da Querência, em uma noite marcada por grandes emoções. A cooperativa recebeu votos de congratulações da Câmara de Vereadores do município pelo seu aniversário e realizou a entrega de uma placa à vice-prefeita municipal Ana Lucia Silveira de Oliveira, em agradecimento ao município de Erechim e à comunidade pelo seu apoio e acolhida à cooperativa neste período.

Em Joaçaba, aconteceu a palestra com o economista do Banco Cooperativo Sicredi, Pedro Lutz Ramos, que falou sobre “Cenários Econômicos Atuais e Perspectivas”, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas e o apoio da Universidade UNOESC e da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense. Mais de 400 pessoas, entre acadêmicos, empresários e lideranças estiveram presentes no evento.

No mês de maio, a cooperativa realizará uma confraternização entre conselheiros, diretoria, colaboradores, lideranças e imprensa no município de Erechim. Também será lançado um livro, previsto para setembro, contando a história da Sicredi Norte RS/SC.

Para o presidente Adelar José Parmeggiani, 2016 é um ano muito importante para todos. “Ao olharmos nossa história, nos enchemos de orgulho, afinal superamos muitos desafios ao longo desses 35 anos. Somos muito gratos aos nossos associados, colaboradores e às comunidades que sempre acreditaram na força da cooperação e nos ajudaram a construir essa história.”

O diretor executivo Elisandro Luís Marmentini reforça a importância da participação dos associados na vida da cooperativa. “A Sicredi Norte RS/SC só conseguiu chegar até aqui porque os associados acreditam na sua força. Não mediremos esforços para seguir nossa trajetória de crescimento, disseminando o cooperativismo, um importante agente de desenvolvimento dos municípios. Nossos números, apresentados nas assembleias, são a maior prova disto.

Agradecemos a todos aqueles que fizeram parte desta trajetória e seguem contribuindo para que o cooperativismo se fortaleça a cada dia, em especial a todos os colaboradores pelo excelente trabalho desempenhado no atendimento aos associados e comunidades”, finaliza.

Atualmente a Sicredi Norte RS/SC atua em uma área de 48 municípios, contando com 37 unidades de atendimento e mais de 370 colaboradores, preparados para prestar consultoria financeira aos mais de 75 mil associados.