Simpósio do Leite de Erechim terá dois dias de evento na próxima semana

1060

Começa na próxima quarta-feira (08) e segue até quinta-feira (09) a 13ª edição do Simpósio do leite de Erechim. O evento já está entre os principais do segmento na cadeia leiteira no Sul do Brasil.

O primeiro dia será reservado a um importante evento, o Fórum Nacional de Lácteos, que vai debater a qualidade do leite brasileiro. No centro dos debates estarão importantes autoridades ligadas ao setor. O moderador será o chefe geral da Embrapa Gado de Leite de Minas Gerais, também doutor, Paulo do Carmo Martins.

Entre os debatedores estarão o deputado federal Alceu Moreira (RS), o chefe da Divisão Técnica do Senar RS, João Augusto Araújo Telles, e o Assistente Técnico Regional da Emater-RS na Área de Criações, Vilmar Fruscalso. A última presença confirmada é de Athaide Newman Rodrigues da Silva, gerente de Qualidade de Leite Cru do Laticínios Bela Vista Ltda.

Também na quarta, acontecerá a Mostra de Trabalhos Científicos, tendo como novidade a palestra “Lavoura de Leite: Um Novo Conceito de Produção”, pelo zootecnista Davi Teixeira, que é Diretor Executivo do Serviço de Agronegócios (SIA).

Simpósio do Leite
O Simpósio deste ano será composto por cinco importantes palestras, todas na quinta-feira. A primeira delas abordará o impacto do tratamento precoce do edema de úbere, pelo palestrante Marcelo Feckighaus, com apoio da Ouro Fino.

O segundo tema do dia será sobre atualidades na hipocalcemia de vacas leiteiras, prevenções e implicações, em palestra do professor Rodrigo Almeida, que terá apoio da Bayer.

A médica veterinária, Cristiane Azevedo, com apoio da Zoetis, abordará o tema criação de terneiras, como criar uma futura vaca em lactação.

As doenças do caso em bovinos leiteiros será tema da palestra de Rogério Carvalho Souza, com apoio da R&R Aperfeiçoamento e ReHagro.

Para fechar o ciclo de palestras, o pesquisador e consultor, Wagner Beskow, da Transpondo, falará sobre a visão neozelandesa de melhoramento de bovinos leiteiros aplicada ao Brasil, com apoio LIC NZ Brasil.

Inscrições poderão ser feitas no dia
Para quem ainda não se inscreveu pelo site oficial do evento, haverá a possibilidade de realizar o ingresso no Simpósio, no início de cada dia, tanto na quarta quanto na quinta.

Mais informações podem ser conferidas no site oficial do evento, no endereço www.simposiodoleite.com.br, pelo email contato@simposiodoleite.com.br ou pelos telefones (54) 9691-8408 e 9680-1635.


PROGRAMA DO SIMPÓSIO DO LEITE DE ERECHIM 2016


Dia 8 de junho

5ª Mostra de Trabalhos Científicos
– 8h – Inscrições
– 8h30 às 10h – Apresentação dos trabalhos inscritos na mostra científica
– Intervalo – milk break
– 10h30 – Palestra: Lavoura de Leite: Um Novo Conceito de Produção – Zootecnista Davi Teixeira – Diretor Executivo do Serviço de Agronegócios (SIA)
– 12h – Intervalo para Almoço
– 13h – Inscrições
– 13h30 – Abertura Oficial do 13º Simpósio do Leite
– Espaço Empresarial – a definir
– 14h30 – 7º Fórum Nacional de Lácteos
Tema: Cenário da qualidade do leite no Brasil e visão da indústria e produtores e ações governamentais em prol da qualidade do leite.
Moderador: Dr. Paulo Carmo Martins – Chefe geral Embrapa Gado de Leite Juiz Fora/MG
Convidados:
1 – Alceu Moreira – Deputado Federal e Presidente da Sub Comissão de Política Agrícola
2 – João Augusto Araújo Telles – Chefe da Divisão Técnica do SENAR/RS
3 – Eng° Agron. e Doutorando em Bovinos de Leite, Vilmar Fruscalso – ATR (Assistente Técnico Regional) da Emater/RS na área de Criações.
4 – Athaide Newman Rodrigues da Silva, gerente de Qualidade de Leite Cru do Laticínios Bela Vista Ltda.
– 17h – Coquetel
Novidade: Na quarta-feira (08), será realizada uma confraternização entre os participantes junto ao PUB Mosaico, em Erechim

Dia 9 de junho
13º Simpósio do Leite
– 7h15 às 8h15 – Inscrições
– 8h15 – Palestra 01: Impacto do tratamento precoce do edema de úbere Dr. e Prof. Marcelo Feckinghaus – apoio Ouro Fino
– 9h – Espaço Empresarial – a definir
– 9h15 – Palestra 02: Atualidades na hipocalcemia de vacas leiteiras: prevenção e implicações – Dr. e Prof. Rodrigo Almeida/UFPR Curitiba – Apoio Bayer
– Intervalo – milk break
– 11h15 – Palestra 03: Criação de Terneiras: Como criar a futura vaca em lactação – Dra. Cristiane Azevedo – apoio Zoetis
– 12h – Intervalo para almoço (CTG ao lado)
– 13h30 – Premiação da 5ª Mostra de Trabalhos Científicos
– 14h – Palestra 04: Doenças de cascos em bovinos leiteiros Dr. e Professor Rogério Carvalho Souza PUC /MG – apoio R e R Aperfeiçoamento e RE HAGRO
– 14h45 – Intervalo – Milk Break
– 15h15 – A visão neozelandesa de melhoramento de bovinos leiteiros aplicada ao Brasil: passado, presente e futuro Dr. Wagner Beskow, Ph.D. pesquisador e consultor – apoio LIC NZ Brasil