Suinocultores celebram o crescimento do setor em Barra do Rio Azul

69

Os criadores de suínos de Barra do Rio Azul e Itatiba do Sul participaram, na manhã desta quarta-feira (15), de um encontro que contou com três importantes palestras. A primeira foi proferida pelo extensionista da Emater-RS/Ascar, Jair Zorzanello, que falou sobre a situação atual da suinocultura em Barra do Rio Azul. Em seguida, o médico veterinário e coordenador técnico da Boehringer Ingelheim, Ricardo Lippke, de Mafra-SC, abordou o tema “Uso prudente da medicação na suinocultura”. Já a terceira palestra teve como tema “Meu mundo além da porteira” e foi ministrada pelo médico veterinário e gerente comercial da empresa Zinpro, Ton Kramer, de Toledo-PR.

O momento foi para celebrar o crescimento do setor no Município. Segundo dados da ACSURS, Barra do Rio Azul cresceu 9,05% no período de 2017 para 2018, sendo o 32º no Rio Grande do Sul e o terceiro da região Alto Uruguai que mais abateu suínos no ano passado. Isso se traduz no resultado dos investimentos que a Administração Municipal está fazendo na agricultura, através de projetos e benefícios que são oferecidos aos produtores.

Com este resultado de aumento na produção de suínos e os investimentos nos demais setores, Barra do Rio Azul apresentou um crescimento em seu índice, com aumento de 5,97% no retorno de ICMS neste ano. Na região Alto Uruguai, é o quarto Município com maior crescimento.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, destacou que uma das primeiras ações da atual gestão foi o “Programa Municipal de Incentivo aos Suinocultores”, beneficiando os produtores com recursos financeiros, além de outros auxílios. “Nós, desde o início da Administração, tivemos a preocupação de ajudar os nossos agricultores a permanecer no Município”, completou Arruda.

Por sua vez, a prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo, falou da importância da suinocultura, o quanto evoluiu nos últimos anos no Município e que, juntamente com a equipe da Administração, está trabalhando para ajudar os suinocultores.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Barra do Rio Azul, através da Secretaria da Agricultura, Emater-RS/Ascar e Núcleo de Suinocultores, e contou com o apoio das integradoras e cooperativas Aurora, Cooperalfa, Copérdia e BRF.

Estiveram presentes no evento: o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; vice-prefeito, Maximino Basso; presidente da Câmara de Vereadores, Leonor Rigo; presidente do Núcleo de Suinocultores, Evaldo Fiabani; prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo; vice-prefeito, Gentil Zati; gerente regional da Emater-RS/Ascar, Gilberto Tonelo; supervisor de suínos da Aurora no RS, Fabrício Haubert; gerente da Cooperalfa de Barra do Rio Azul, Domingos Marmentini; técnico da Copérdia, Jeferson Casaroto; secretário municipal da Agricultura, Benildo Trentin; gerentes de cooperativas; equipe da Emater-RS/Ascar; vereadores; e secretários municipais.