Três padres de Erechim no 16º Encontro Nacional de Presbíteros

1574

Desta terça-feira, 19, a 25 deste mês de abril, o Santuário Nacional de Aparecida acolhe o 16º Encontro Nacional de Presbíteros que terá como tema: “Presbíteros do Brasil, alegria no testemunho do Evangelho”.

O evento é promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e vai reunir 550 padres de todas as Dioceses do Brasil e convidados de outros países. Estará presente no encontro Dom Jorge Patrón Wong, secretário para os Seminários junto à Congregação para o Clero e mais dois assessores de renome nacional e internacional.

Sobre esse assunto o A12 conversou com o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.

“Eu creio que o sacerdote, o presbítero precisa antes de tudo ser um homem do mistério. Um homem que fez e faz essa experiência do encontro com o Senhor. Sem essa experiência fundante e fundamental corremos o risco de nos tornar – o presbítero corre o risco de se tornar – um funcionário da instituição. Esse é um dado que jamais podemos perder de vista, essa experiência decisiva do encontro com a pessoa de Jesus Cristo norteia toda a atividade do ministro ordenado”, disse.

Da Diocese de Erexim, participam os padres André Lopes, vigário paroquial da Paróquia N. Sra. da Salette, Três Vendas, Pe. Sidmar Rech, Pároco da Paróquia São Caetano de Severiano de Almeida, como delegados do presbitério, e Pe. Cleocir Bonetti, como coordenador da Comissão Regional de Presbíteros.