UFFS anuncia vestibular em parceria com a UFSC

143

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) fará, pela primeira vez, um vestibular unificado com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em que destinará 30% de suas vagas. Os outros 70% de vagas continuarão a ser preenchidos por meio do SiSU. A ideia é potencializar o ingresso de candidatos oriundos da região em que a UFFS está presente. Hoje a instituição possui campi nos municípios gaúchos de Erechim, Passo Fundo e Cerro Largo, além de Chapecó, em Santa Catarina, e também em Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná.

De acordo com o reitor eleito Anderson Ribeiro, diretor do Campus Erechim, o novo processo seletivo será um teste para a UFFS, que busca novas alternativas para um maior preenchimento das suas vagas da Graduação. O fato de a UFSC já aplicar seu vestibular em mais de 20 municípios, tendo índices de regionalização em que predominam estudantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, preponderou na escolha.

– A parceria com a UFSC permitirá que tenhamos um banco de candidatos maior do que no SiSU, evitando a ociosidade das nossas vagas – fala Ribeiro.

Todos os campi da UFFS servirão de local de prova para o vestibular – tanto para quem tentar uma vaga na UFFS como na UFSC. Do mesmo modo, as cidades que já aplicam as provas da UFSC também receberão os candidatos da UFFS.

– Só o fato de abrirmos as portas dos nossos campi para os candidatos de ambas as instituições já resultará em um primeiro contato com a nossa Universidade, auxiliando na visibilidade da nossa estrutura – destaca o diretor.

Na prática, funcionará assim: no ato da inscrição, o candidato fará a escolha pelo curso e pela Universidade desejada. Caso não seja chamado nesta primeira opção, ele poderá optar outro curso de uma das instituições, ampliando, assim, sua oportunidade de acesso ao ensino superior público.

A porcentagem de cotas que a UFFS destina a candidatos oriundos de escolas públicas, bem como nas demais modalidades, não será afetada.

– Para a UFFS será um teste de uma nova possibilidade de ingresso. Depois, avaliaremos os pontos positivos e negativos. Para os candidatos, será mais uma oportunidade, além do SiSU. É preciso deixar claro que o maior número de nossas vagas continua sendo ofertado pelo processo seletivo do MEC, como já ocorre tradicionalmente – finaliza Ribeiro.

A previsão é de que o edital do vestibular unificado seja publicado no final de agosto. O conteúdo programático, porém, já foi definido e está disponível em http://coperve.ufsc.br/proximos-vestibulares/.