Um novo hábito que pode fazer você comer menos, instantaneamente

770

Uma pequena mudança de hábito pode fazer uma enorme diferença no tamanho das suas porções, dizem os cientistas – e isso não tem nada a ver com o que está no seu prato.

Tudo tem a ver com o som – especificamente, com o que você ouve enquanto come.

Pesquisadores dizem que você deve desligar a TV, a música e abandonar os fones de ouvido durante a refeição, de modo que você consiga se ouvir mastigando.

Aparentemente, o barulho da mastigação tem um efeito significativo sobre a quantidade que você come, de acordo com pesquisadores da Brigham Young University e Colorado State University.

Eles chamam de ‘Efeito Mastigação’ – e dizem que assistir TV durante as refeições pode mascarar os sons que mantêm suas porções em cheque.

“O som geralmente é esquecido em sua importância como uma das sensações ao se alimentar”, diz Ryan Elder, professor assistente de marketing na BYU’s Marriott School of Management.

‘Se as pessoas se concentrassem mais no som da sua mastigação, isso as ajudaria a reduzir o consumo de alimentos’.

Os pesquisadores fizeram com que os voluntários comessem ouvindo vários sons em fones de ouvido. Quanto mais alto era o barulho, mais eles comiam.

“Quando você mascara o som da mastigação com o barulho da TV ou com qualquer outro barulho enquanto se alimenta, você dispensa uma daquelas sensações e isso pode levá-lo a comer mais que o que normalmente comeria”, diz Elder.