Você dá a devida atenção à sua nutrição?

62

Responda sinceramente: diante da enxurrada de informações sobre alimentação que você recebe todo santo dia, mesmo que sem querer, seja pela TV, internet, na revista, no jornal ou na conversa com as amigas, você leva a sério o que põe no seu prato e as compras que faz no supermercado e no hortifruti? É que de nada adianta ter toda a teoria se na prática suas refeições são exageradas, feitas com congelados ou no fast-food. Muita gente diz que não come direito porque tem uma vida corrida ou está de dieta. Mas a verdade é que, esteja cheia de trabalho ou querendo emagrecer, uma hora você precisa parar para comer – e que pelo menos nesse momento a sua escolha seja consciente e preze pela qualidade.

Se faltar estímulo para colocar uma saladinha de folhas para acompanhar o arroz com feijão e bife ou para substituir o suco de caixinha por uma fruta in natura, por exemplo, lembre-se que hoje você está mais jovem do que amanhã. Não entendeu? “O envelhecimento acontece diariamente e pode ser acelerado por causa das más escolhas alimentares, o que inclui abusar dos produtos industrializados, ricos em conservantes, corantes, aditivos químicos, açúcar e gordura e pobres em vitaminas e minerais. Em contrapartida, valorizar os alimentos frescos, variá-los, maneirar no tamanho das porções e não ficar muitas horas em jejum não só retarda o efeito do tempo sobre a saúde e a beleza como favorece a perda ou manutenção de peso, o desempenho físico e mental no esporte e no trabalho e aumenta a disposição, entre muitos outros benefícios”, diz a nutricionista Maria Fernanda Pio, especialista em nutrição esportiva, da clínica Goa Health Clube, no Rio de Janeiro.

Se acha que cuidar da alimentação é algo complicado ou chato, a dica é procurar uma equipe multidisciplinar para ajudar a organizar sua rotina alimentar – tudo com a vantagem de sempre respeitar seu paladar, sua habilidade (ou não) na arte de cozinhar, o tempo que você tem pra preparar e consumir os pratos e quanto pode gastar nas compras. Esse time pode até verificar a necessidade de indicar nutricosméticos. “Para quem come bem, esses suplementos de vitaminas e minerais ajudam a otimizar os resultados de estética, performance ou saúde que a pessoa busca”, completa a nutricionista Maria Fernanda Pio.