Você sabe a hora certa de tirar a chupeta do seu filho?

1093

Se você tem filho pequeno, uma das suas grandes dúvidas deve ser em relação ao uso da mamadeira e da chupeta: afinal, quando deve retirá-los do seu pitoco e que prejuízo o uso prolongado pode causar?

O recomendado pela Associação Brasileira de Odontopediatria e pelo ministério da Saúde é que os três anos seja a época limite para o uso do bico. Aliás, quanto mais cedo for removido, maiores serão as chances de corrigir possíveis desarmonias dentárias e danos como alteração dos lábios, modificação da pele do queixo (fica mais enrugada) e até tonicidade da língua (que se torna mais dura).

De acordo com a cirurgiã-dentista e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Bruna Machado,os ossos da face crescem de forma desarmônica, enquanto as arcadas e os ossos nasais sofrem estreitamento e desvios como o de septo.

Obstáculo
– Isso também prejudica as funções de deglutição, mastigação, fala e respiração, se tornando um obstáculo mecânico à cura de uma série de patologias, especialmente as “ites” como rinite, sinusite, amigdalite e bronquite – explica.

Com relação à mamadeira,é indicado que se desfaça dela entre os 12 e 18 meses da criança. Não se esqueça da escovação dos dentinhos após a mamada, principalmente à noite, o que evita as famosas cáries de mamadeira.