Apesar de ser um procedimento relativamente simples e muito falado, ainda existem muitas dúvidas acerca do tema. Pensando em esclarecer todos os pontos mais levantados, vamos responder as dez perguntas mais feitas sobre o que é micropigmentação labial.
1. O que a micropigmentação labial faz?
São diversos os benefícios da micropigmentação labial, elevando a autoestima das mulheres não só para realçar a beleza quanto para corrigir imperfeições que são motivo de incômodo.
A técnica tem como finalidade definir melhor o contorno dos lábios, seguindo o desenho natural dos mesmos, deixando-o mais definido. Serve também para restaurar a cor da boca, através da aplicação de um pigmento que mais combina com a tonalidade da pele e cor original dos lábios, deixando-os mais saudáveis e mais “vivo”.
O procedimento promove uma espécie de esfoliação da boca. Com isso, acontece uma regeneração dos tecidos dos lábios, já que com a renovação celular e reconstrução do colágeno, dando um aspecto muito mais bonito, rejuvenescido e de leve aumento de volume.
Vale destacar que a técnica não aumenta o volume dos lábios, como muitos acreditam. Logo após a sessão, os lábios ficarão inchados e bastante volumosos, como nas fotos de antes e depois encontradas na internet. Mas, depois de poucos dias, voltam ao normal. A impressão de mais volume se dá pela regeneração dos tecidos dos lábios, que ganham aparência mais saudável, e demarcação do contorno deles.
2. Quanto tempo dura uma micropigmentação labial?
A durabilidade do procedimento vai variar muito, podendo ser de 8 meses ou de 2 anos. Depende de como serão os cuidados após a sessão, fatores genéticos de interferem na cicatrização e renovação natural do tecido dos lábios ou características fisiológicas da pele da região.
Já a duração da sessão leva entre 2h e 3h para sua total finalização. O tempo exato vai depender do objetivo principal do procedimento e formato dos lábios. Caso seja necessário fazer um retoque após 30 dias, a sessão é mais rápida, levando de 30 a 60 minutos para ser feita.
3. A cor da micro muda com o tempo?
Logo após ser feita, a tonalidade dos lábios estará mais realçada, mais viva. A medida que o processo de cicatrização vai acontecendo, cerca de alguns dias após a sessão, a cor do pigmento aplicando irá desbotar. Ela tende a clarear até 30% da tonalidade original, de acordo com a resposta do organismo de cada pessoa. Após decorrido todo esse processo, a tonalidade final deixará a boca com efeito natural e saudável.
4. É perigoso fazer micropigmentação labial?
Da mesma forma que acontece em qualquer outro procedimento estético que seja minimamente invasivo, principalmente onde há perfuração da pele com agulhas, há riscos e efeitos colaterais. Os mais comuns e esperados são inchaços persistentes, pequenos hematomas nos lábios e desconforto nos primeiros dias. Outros são motivos de maior preocupação, como reações alérgicas e infecções.
Para minimizar esses ricos, é importante que a micropigmentação labial seja feita em uma clínica ou estúdio de confiança, que se preocupe com a higiene do espaço e utilize instrumentos esterilizados e descartáveis, além e pigmentos hipoalergênicos de boa qualidade.
5. A micropigmentação labial dói?
Sensibilidade é algo bastante pessoal, podendo variar muito de pessoa para pessoa. Não se considera que a micropigmentação de lábios seja um procedimento que vá trazer dor extrema à paciente, mas sim que possa ser desconfortável.
Durante o procedimento é utilizado um anestésico local, para que a sensação de desconforto e/ou dor seja minimizada ou quase anulada. Não precisa deixar de fazer o procedimento por medo de que vá doer muito, pois não irá.
6. Para quem é indicado a micropigmentação labial?
A micropigmentação labial é um procedimento normalmente realizado por mulheres, jovens ou adultas. Mas nada impede que homens também a façam. Da mesma forma que a micropigmentação de sobrancelhas e tatuagens, não é aconselhável que passem pela sessão: pessoas que tenham ou tenham pré-disposição a herpes labial, diabéticos, gestantes e lactantes, que tenham alguns tipos de doenças ou estejam passando por determinados tratamentos médicos ou tenham pré-disposição a formação de queloides.
É indicada para pessoas que possuem os lábios com pouco volume e finos, que possuem assimetrias sutis no formato da boca e querem preenchê-las ou corrigi-las, que querem disfarçar sinais de envelhecimento e querem realçar a cor dos lábios dando aspecto de naturalidade.