A 89ª Romaria de Nossa Senhora da Salette, realizada em Marcelino Ramos, RS, traz consigo uma profunda reflexão e um convite à espiritualidade, alinhada aos 178 anos da Aparição da Virgem Maria em La Salette, França. Este ano, a temática escolhida para guiar os fiéis propõe um duplo convite: viver 2024 como um Ano de Oração e preparar-se para o Jubileu de 2025, celebrado com o tema “Peregrinos da Esperança”.
O Papa Francisco destacou a importância de dedicar o ano de 2024 à oração, encorajando os cristãos a “recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, de o escutar e de o adorar.” Este convite marca o início de uma jornada espiritual que culminará no Jubileu de 2025, momento em que os fiéis são chamados a reafirmar sua confiança em Deus, apesar dos desafios da vida contemporânea. “O Reino de Deus está entre nós e se fundamenta no amor”, destaca a mensagem, lembrando que a esperança, com base em Cristo, nunca nos decepciona.
A devoção à Nossa Senhora da Salette, cujo apelo é de esperança e reconciliação, é fortalecida pela mensagem de São João Paulo II. Em ocasião dos 150 anos da Aparição, o papa declarou que “La Salette é uma mensagem de esperança”, ressaltando que, mesmo em meio às nossas fraquezas, sempre existe a possibilidade de conversão e reencontro com Deus. Maria, como mensageira de reconciliação, nos lembra do caminho de mudança e de plena vivência do Evangelho.
A Romaria deste ano reforça o papel da Virgem Maria como “Reconciliadora dos Pecadores”, uma mãe intercessora incansável, que convida todos a caminhar com viva esperança.